Quando um material sofre alteração de temperatura e pressão o resultado é a densidade, ou seja, a associação que se encontra entre massa e volume desse mesmo material.
Visto isso, a unidade de medida utilizada para calcular a densidade de uma mistura é o metro cúbico (kg/m3). Sendo essa denominação estabelecida pelo Sistema Internacional de Unidades.
Em síntese, a densidade pode ser observada tanto em uma substância quanto em uma mistura de diversas substâncias. Para cada uma, a densidade vai adquirir valores diferenciados, dependendo da combinação que for feita.
Densidade, como se forma?
Como vimos, a densidade pode ser encontrada em uma substância e na mistura entre elas e isso pode mudar os valores. Outro fator que determina os números é em relação à temperatura das substâncias.
É interessante destacar que, por meio das análises de matérias é possível encontrar, por exemplo, produtos adulterados. Isso acorre com frequência em postos de gasolina que costumam adicionar água aos produtos que são comercializados.
Para que a análise seja feita, especialistas da Agência Nacional do Petróleo utilizam um aparelho denominado densímetro. A principal função do densímetro é verificar se houve algum tipo de alteração em produtos como a gasolina e o etanol.
Além disso, em cálculos matemáticos, existe uma fórmula para que as densidades sejam calculadas.
Assim, temos: d = m/v
Nesse aspecto, o d representa a densidade. Já o m está relacionado à massa da substância e o v refere-se ao volume. Por mais que o metro cúbico (kg/m3) seja a medida utilizada, é frequente que se utilize, também, o centímetro cúbico (g/cm3) e a grama por mililitro (g/mL).
Substâncias do cotidiano em números
A densidade é calculada pra medir a unidade de volume de determinada matéria. Nesse sentido, existem diferentes valores para cada elemento químico.
É importante destacar que as densidades dependem do volume ocupado dentro de cada matéria. Ou seja, na comparação entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão é fácil observar que a densidade do algodão é menor porque o volume consegue se espalhar de forma mais abrangente.
Confira alguns desses valores:
- Água – 0,997 g/cm3
- Álcool etílico – 0,789 g/cm3
- Alumínio – 2,70 g/cm3
- Chumbo – 11,3 g/cm3
- Diamante – 3,5 g/cm3
- Leite integral – 1,03 g/cm3
- Mercúrio – 13,6 g/cm3
Gostou da matéria? Aproveita pra conferir mais textos aqui no site como, por exemplo, quem foi Galileu Galilei e em que consiste a Elasticidade.
Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Toda Matéria e Mundo Educação
Fonte imagem destaque: Neejacp