A denotação significa o emprego de palavras no seu sentido literal, próprio ou preciso. A linguagem denotativa tem a função de informar, já que não traz emoção ao leitor.
Ela é empregada, por exemplo, em bulas de remédio, manual de instrução, jornais e revistas. O seu oposto é o sentido figurado da conotação.
Podemos exemplificar com a frase: “Entrei na confeitaria e comprei um doce”. No exemplo, doce tem o sentido igual ao do dicionário, posto que não é preciso analisar o contexto para compreendê-lo.
O emprego da denotação
A linguagem empregada no sentido denotativo é aquela que tem o significado literal. O doce sempre será, por exemplo, um alimento feito de açúcar ou similar.
A denotação, dessa maneira, é a significação básica das palavras, enunciado e expressões de certa língua. É o sentido dicionarizado da palavra.
Geralmente o sentido denotativo é usado na confecção de textos cujo objetivo é transmitir informações. Ou podem também visar passar informação, persuadir ou mesmo orientar sobre determinado assunto.
Nos textos dissertativo e argumentativos, por exemplo, se emprega a denotação, assim como nos artigos de opinião. Pode estar igualmente em um editorial, ou na reportagem, ou na bula de remédios, inclusive nas atas. O emprego da denotação ainda se dá no manual de instrução, no memorando ou ofício.
O efeito denotativo no texto
As escolhas lexicais feitas pelo sujeito, quando se trata do emprego denotativo da linguagem, não dão muitas dicas a seu respeito. Isso porque o sentido denotativo investiga as relações que envolvem o signo, o significado e o significante.
Tudo isso conforme o que consta nos dicionários, posto que não há variações regionais. Igualmente não se nota a imputação de qualquer significado que surpreenda.
Através da função da denotação é que a linguagem alcança sua missão de propagar as informações. Da mesma forma, pode comunicar certo fato, bem como registrar algum acontecimento.
Como consequência, a interação entre os envolvidos na mensagem se dará sem ambiguidades.
A forma de escrever dos jornalistas
A denotação, do mesmo modo, pode surgir em uma expressão de sentimento ou afeto. Ocorre que isso se dá com emoção inferior ao uso da linguagem com ênfase.
Exemplificando com o texto jornalístico, ele conta de um acontecimento, só que não emite opiniões. O profissional jornalístico tem o dever de contar o fato, porém numa visão imparcial.
Assim, o texto é montado a partir da linguagem com denotação, posto que há precisão nas palavras.
Leia também sobre a regra dos porquês, quando usar por que, por quê, porque e porquê?
Fonte: Português, Wikipédia, Mundo Educação, Norma Culta, Toda Matéria, Só Português, Figura de Linguagem, Brasil Escola, Info Escola.
Fonte das imagens: Editora Ridell, Micarla, Hypescience.