Biografia

Dandara dos Palmares, quem foi? História de vida e importância social

Companheira de Zumbi dos Palmares, Dandara dos Palmares atuou na luta contra a escravidão e defendeu interesses do povo negro.

Por Rafael Braga

Apesar de ter uma vida repleta de mistérios, Dandara dos Palmares foi uma grande figura de referência para o povo negro e, principalmente, para as mulheres negras.

Lutou contra o sistema escravocrata do século XVII, juntamente com seu companheiro Zumbi dos Palmares, com quem teve três filhos.

Suas origens carecem de maiores detalhes, entretanto pesquisas indicam que Dandara nasceu no Brasil e se estabeleceu no Quilombo dos Palmares, situado no estado de Alagoas, quando ainda era criança.

Acima de tudo, tinha um importante papel na comunidade, sendo ativa na elaboração de táticas e estratégias de resistência.

A história de uma guerreira

Com local de nascimento impreciso, pouco se sabe sobre os primeiros passos desta heroína negra. Entretanto, alguns estudos apontam para sua ascendência africana Jeje Mahin, enquanto outros dizem que ela nasceu no Brasil.

Dandara dos Palmares - História e importância social
O Globo

Dandara se destacou por dominar técnicas de capoeira, ainda mais por empunhar armas e liderar exércitos femininos do quilombo. Também adepta de tarefas cotidianas, ganhou destaque na produção de farinha de mandioca e na caça.

Sempre ao lado de Ganga Zumba, tio de Zumbi e chefe do Quilombo dos Palmares, Dandara acabou por se rebelar após um acordo feito entre o chefe do quilombo e a Coroa Portuguesa. Em seguida, ela se colocou ao lado de Zumbi e lutou contra a perseguição dos portugueses ao povo negro.

Tornou-se líder e voz importante entre seu povo. Na luta contra os portugueses e na tentativa de resistir, Dandara nunca quis que seu povo se rendesse ou trocasse terras por um acordo de paz. Morreu em 6 de fevereiro de 1694, quando se suicidou para evitar que se tornasse escrava novamente.

Importância social de Dandara dos Palmares

Ao liderar homens e mulheres negras, Dandara ganhou a confiança e o posto de mulher importante na história do país. Muito além de apenas companheira de Zumbi, Dandara alcançou notório respeito por defender ideais que libertassem os escravos.

Dandara dos Palmares - História e importância social
Escola Educação

Por se opor e não se encaixar em padrões de gênero, ainda hoje impostos às mulheres, sua figura tem tanto peso não só na luta racial, como também na luta por igualdade dos gêneros. Como resultado disso, Dandara dos Palmares se tornou nome imprescindível para o movimento feminista.

Dandara dos Palmares teve seu nome incluído no livro de heróis e heroínas da Pátria em 2019, mais de 20 anos após a inclusão do nome de seu companheiro.

O que você achou de aprender sobre essa importante figura na luta pelos direitos do povo negro? Antes de mais nada, não deixe de conferir também: Leis Abolicionistas – Contexto histórico, quais eram as leis e o que diziam 

Fontes: Aventuras na História, Portal Geledés, Universa

Imagens: Amazônia Real, O Globo, Escola Educação

Próxima página »