O corpo humano é formado por diferentes órgãos e sistemas que desenvolvem funções específicas. Dessa forma, trabalham juntos para que o organismo funcione bem como um todo. É como uma máquina bem montada com todas as suas partes em sincronia para um bom desempenho.
Para entender melhor, existe a anatomia: a área da biologia que estuda todas essas estruturas.Sendo assim, compreende-se que o corpo humano tem divisões e subdivisões. Ou seja, existem graus de organização para a formação completa de um organismo. Inicialmente, podemos dividi-lo em três partes básicas: cabeça, tronco e membros (superiores e inferiores).
Mais a fundo, percebemos a presença de tecidos, órgãos, ossos, nervos etc. Portanto, os seres humanos são organismos pluricelulares, pois todas essas partes são formadas a partir de células. Contudo, a anatomia não estuda apenas isso. Ela também analisa como a genética, o ambiente e o tempo afetam o corpo.
Níveis de organização do corpo humano
São inúmeras partes que podemos categorizar de maneira hierárquica: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. As células são as estruturas mais simples. Enquanto o organismo, por ser o conjunto final dessas partes, é o mais complexo.
Células
O corpo humano é pluricelular, porque é a partir das diferentes células que tudo é formado. Assim, através da citologia, percebemos que elas próprias são dividias em três partes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Portanto, podemos chamá-las de eucariontes. Cada tipo de célula desempenha uma função específica e varia quanto a forma, tamanho e tempo de vida.
Por exemplo:
- Adipócitos: armazenam gorduras.
- Células beta: células do pâncreas responsáveis produtoras de insulina.
- Condroblastos: formam a matriz da cartilagem.
- Espermatozóides: gametas masculinos.
- Glóbulos vermelhos: transportam de oxigênio pelo corpo.
- Glóbulos brancos: atuam na defesa do organismo.
- Neurônios: transmitem impulsos nervosos para todo o organismo.
- Osteoblastos: produzem a parte orgânica da matriz óssea.
- Ovócito: gameta feminino.
Tecidos
A divisão celular implica na multiplicação de células que formam os tecidos. Sendo assim, um grupo de células semelhantes que possuem um objetivo comum possui o nome de tecido.
O corpo humano conta com quatro tipos básicos de tecido:
- Tecido epitelial:apresenta células justapostas unidas com pouco espaço entre elas. Reveste todo o organismo (pele), os órgãos e é responsável secreção de substâncias.
- Tecido conjuntivo:por existirem categorias para esse tecido (sanguíneo, adiposo, ósseo e cartilaginoso), cada uma delas possui células específicas. Por sua vez, essas são separadas por uma matriz extracelular. Portanto, ele é responsável por unir e sustentar outros tecidos, além de preencher espaços.
- Tecido muscular:possui células com formato alongado que têm a capacidade de contrair, permitindo a movimentação do corpo. Este também possui subdivisões: não estriado ou liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.
- Tecido nervoso: ligado a todas as partes do organismo, suas células captam, interpretam e transmitem impulsos nervosos. Ou seja, promovem a comunicação do cérebro com todo o corpo humano por meio de sinapses. Possui dois tipos de células: neurônios e gliais.
Órgãos
Assim como as células formam tecidos, esses quando agrupados estruturam os órgãos. Novamente, de acordo com funções específicas. Por exemplo, a pele é o maior dos órgãos e serve para proteger o corpo humano. A maior parte deles se encontram na região do tronco. Contudo, nem todos são vitais.
Veja alguns órgãos:
- Bexiga: armazena da urina.
- Coração: bombeia o sangue para o corpo.
- Estômago:produz suco gástrico e transforma o bolo alimentar em quimo. É onde grande parte da digestão acontece.
- Intestino delgado: absorve nutrientes retirados do alimento, sendo o lugar final da digestão.
- Intestino grosso: absorve água e a forma as fezes.
- Ovários: exclusivos das mulheres, são responsáveis pela produção dos gametas e hormônios sexuais femininos.
- Pulmões: local onde ocorrem as trocas gasosas.
- Rins:filtram a água e produzem a urina.
- Testículo: exclusivos dos homens, são responsáveis pela produção dos gametas e hormônios sexuais masculinos.
- Útero: parte do sistema reprodutor feminino onde o embrião desenvolve-se durante a gravidez.
Sistemas
Os sistemas, portanto, são conjuntos de órgãos que atuam para diferentes funções. Porém, todos estão integrados e trabalham juntos para o bom funcionamento do corpo humano.
São eles:
- Cardiovascular: formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável para circulação do sangue para todo o organismo. Dessa forma, transporta oxigênio e nutrientes para todas as células.
- Digestório: é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e glândulas anexas. Garantir a quebra dos alimentos, assim essas partículas menores podem ser reaproveitadas.
- Endócrino: glândulas endócrinas formam esse sistema, onde são produzidos os hormônios, que atuam na regulação química do organismo.
- Esquelético: constituído por ossos e cartilagens, tem como funções a locomoção e sustentação do corpo humano, armazenamento de cálcio e produção de células sanguíneas. Além disso, protege os órgãos internos.
- Excretor: é formado pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, produzindo e eliminando a urina.
- Muscular: os músculos constituem esse sistema, que promove a contração de órgão e a movimentação do corpo.
- Nervoso: ramificado por todo o organismo, ele é responsável pela memória, coordenação, aprendizagem e pelos cinco sentidos. Pois percebe estímulos e gera respostas para eles.
- Reprodutor: como o próprio nome já diz, está ligado à reprodução humana. No entanto, existem diferenciações desse sistema do homem para o da mulher. O sistema reprodutor feminino forma os gametas femininos e guarda o bebê durante a gestação. Já o sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e transferência do gameta masculino para a mulher.
- Respiratório:É responsável pela respiração, ou seja, trocas gasosas do corpo humano. Esse sistema é constituído pelo nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
- Tegumentar: age como barreira contra perda de água e entrada de micro-organismos, bem como regula a temperatura corporal. É formado pela pele, pelos, unhas e glândulas.
Organismo
Por fim, o conjunto de todas essas partes constitui um organismo. Ou seja: células criam tecidos, que formam órgãos, que geram sistemas, que constituem o corpo humano completo. O bom funcionamento de todos esses segmentos trabalhando interligados garante a sobrevivência e saúde de uma pessoa. Logo, o organismo é o mais alto nível de organização.
A complexidade do corpo humano é algo com a qual convivemos, mas não precisamos raciocinar. Isso porque algumas de suas funções são desempenhadas involuntariamente. Fantástico, não acha? Então, ainda dentro da biologia, leia Mamíferos – Classificação, principais características e curiosidades.
Fontes: Brasil Escola e Toda Matéria.
Imagem de destaque: JC Limeira.