Cores terciárias: quais são, composição e estudo de Newton

As cores terciárias são seis no total. Além disso, são compostas pela junção de uma cor primária com uma outra secundária.

Basicamente, as cores terciárias são compostas pela junção de uma cor primária com a secundária. No total, são seis cores formadas através dessas combinações.

Sendo elas, vermelho-arroxeado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, vermelho-alaranjado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.

Para classificá-las como cores terciárias devemos entender um pouco mais sobre as primárias e secundárias logo a seguir.

Cores Primárias e Secundárias

cores-terciarias
Pinterest

Conhecidas como “cores puras”, as cores primárias são compostas por azul, vermelho e amarelo. Já as secundárias, são a combinação dessas primeiras, e juntas formam as cores terciárias.

Por exemplo, o azul e amarelo que vira verde. O vermelho e amarelo que resulta em laranja. Ademais, azul e vermelho que se transformam em roxo ou violeta.

Dentre essas cores é possível classificá-las em três tipos diferentes. Sendo assim, as “quentes”, que passam a sensação de alegria e calor como o vermelho e o amarelo. Geralmente, são usadas de forma estratégica em lanchonetes e parques de diversões. O segundo tipo são as “frias”.

Ou seja, são as cores azuis, verde e violeta que representam essa classificação. Elas podem passar um sentimento de natureza, frieza ou tranquilidade. Portanto, é fácil identificá-las em sorveterias e zoológicos.

Em seguida, são as “neutras”. Cores que demonstram o menor tipo de sensação o possível com branco, preto e cinza. É possível encontrá-las em hospitais e escritórios, por exemplo.

Formando Cores Terciárias

BHG

Para conseguir as cores terciárias é necessário juntar verde e azul, vermelho e roxo, amarelo e verde, vermelho e laranja, azul e roxo, amarelo e laranja. Sendo assim, é fácil notar que essas são as misturas entre cores primárias e secundárias.

Vale ressaltar, que as cores terciárias também são faixas de luz captadas por nossos olhos. Portanto, vamos conferir através da teoria de Isaac Newton sobre elas.

Isaac Newton e o Branco

Sciense Rock Hill

O branco é a junção de todas as cores. Portanto, o preto é a ausência delas. No século XVII, Isaac Newton chegou a essa conclusão após um estudo com um prisma transparente.

Sendo assim, ele posicionou o objeto contra um fino raio de sol. Através dele, foram liberadas sete cores. Sendo elas, azul, laranja, vermelho, anil, violeta, verde e amarelo. Ou seja, as mesmas cores do arco-íris.

Newton conclui que o branco é a mescla de todas essas sete cores. Outra prova disso, é que se colocar todas elas em uma folha de papel em formato circular e girá-las rapidamente elas se transformarão em uma cor branca.

Então, o que achou da matéria sobre cores terciárias? Se gostou, confira também: O que é pintura? Técnicas, tintas, suportes e história

Fontes: Toda Matéria, Educa Mais Brasil, Significados

Imagens: Sciense Rock Hill, Fatos Desconhecidos, BHG, Pinterest

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.