Ano-luz é uma medida usada na astronomia, que permite calcular a distância entre corpos celestes, como estrelas e planetas, observados por nós da superfície terrestre.
Essa grandeza foi criada para tornar mais fácil os cálculos envolvendo esses objetos, visto que usar medidas como o quilômetro (km) e até mesmo o metro (m) traria resultados muito grandes para serem apresentados ao público.
Por ter a palavra ano, geralmente essa grandeza é confundida como uma unidade de tempo. Todavia, o ano-luz é uma unidade de distância e corresponde à distância que a luz percorre no espaço de um ano.
Ano-luz, o que é?
Ano-luz (ou light-year) é uma medida da astronomia e significa a distância em que uma partícula de luz, o fóton percorre no espaço de um ano.
Antes de mais nada, as distâncias entre corpos celestes no Universo são enormes e, por isso, a medida ano-luz surgiu como uma facilitadora de cálculos.
Nesse sentido, é importante dizer que a luz tem velocidade de 300.000 km/s, portanto um segundo-luz equivale a 300.000km e nesta velocidade também seria possível dar oito voltas completas ao redor do planeta Terra.
Em outras palavras, para se ter uma noção do quanto vale um ano-luz, vale dizermos que um fóton (partícula de luz) percorre a distância equivalente entre a Lua e o planeta Terra em 1 segundo. E a distância entre esses dois corpos celestes é de aproximadamente 384 mil km.
Como calcular a grandeza
Para calcular quanto vale um ano-luz, precisamos multiplicar a velocidade da luz pelo valor de segundos existentes em um ano. Nesse sentido, um ano possui 31.536.000 segundos e a luz viaja a 300.000km/s:
300.000km x 31.536.000 s = 9.460.800.000.000 km
Então, um ano-luz equivale a aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros!
Em outras palavras, se uma estrela está a um milhão de anos-luz da Terra, a luz que ela emite precisaria viajar um milhão de anos até se tornar visível aos nossos olhos.
A luz de algumas estrelas leva anos para chegar até nós, por isso as distâncias entre as estrelas são medidas pela unidade chamada ano-luz. Por exemplo, a estrela Sirius, a mais brilhante do céu noturno, está localizada a oito anos-luz do nosso planeta.
Sendo assim, o brilho desta estrela que chega até a superfície terrestre viajou oito anos até chegar por aqui. Em outras palavras, este brilho também pode ser considerado como um brilho de 8 anos atrás.
Então, o que achou da matéria sobre ano-luz? Se gostou, leia também: Reta numérica, o que é? Definição, segmento de reta e como construir.
Fontes: Toda Matéria, Mundo Educação, Significados, Brasil Escola
Imagens: Revista Galileu, Vix, Mais Minas