Animais vertebrados são seres vivos pertencentes ao subfilo Vertebrata (um das subdivisões do filo Chodarta). Assim sendo, os membros deste subfilo são unidos por uma característica em comum: a presença de medula espinhal e coluna vertebral, estrutura essa composta por vértebras.
Apesar disso, é fundamental ressaltar que nem todos os animais considerados vertebrados possuem, de fato, vértebras em sua estrutura. As lampreias, por exemplo, assim como outros ágnatos ou ciclostomados (peixes primitivos desprovidos de mandíbulas e maxilas) são exceções à regra.
Além dos animais citados, a categoria inclui peixes, répteis, anfíbios e mamíferos. São aproximadamente 50 mil espécies, sendo que os vertebrados possuem o organismo mais avançado do planeta, quando comparado a outros seres vivos.
Características
Sobretudo, animais vertebrados são caracterizados pela presença de uma medula espinhal e uma coluna vertebral. Diante disso, o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o sistema muscular (músculo estriado esquelético, cardíaco e liso) e esqueleto interno também fazem parte de suas estruturas.
Por certo, todos os vertebrados possuem cabeça e crânio circundando o encéfalo. Este é formado por três estruturas, sendo elas o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. Outra peculiaridade é que, na fase embrionária, eles apresentam crista neural, formando estruturas como as cefálicas.
Já o sistema respiratório dos vertebrados depende do animal, mas ocorre principalmente por meio de brânquias ou pulmões. Alguns, no entanto, possuem respiração cutânea, ou seja, respiram pela pele.
Logo, o corpo dos vertebrados é constituído por duas camadas de pele. São elas a derma (interna) e a epiderme (externa). Aves e os mamíferos possuem, inclusive, uma camada mais interna, antes da derme, conhecida como hipoderme (camada de gordura). Essa camada está relacionada com a manutenção da temperatura do corpo.
De modo constante, o corpo relativamente grande é, ainda, uma característica que pode ser atribuída aos vertebrados. O aumento de massa corporal ao longo do tempo fez com que os animais do subfilo necessitassem de sistemas mais especializados para desempenhar de forma ideal a funções fisiológicas dos organismos.
Exemplos de animais vertebrados
Animais vertebrados podem habitar espaços terrestres e aquáticos, bem como se alimentar de plantas ou de outros animais. Confira essa diversidade:
Mamíferos
Mamíferos são animais nos quais a fêmea alimenta seus filhotes com o leite de suas mamas.Os mamíferos possuem respiração pulmonar, um sistema nervoso complexo e sua reprodução é sexuada. Podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos, tais como seres humanos, baleias azuis, golfinhos, gatos, cachorros, cavalos, macacos, leões e outros.
Aves
Aves são animais vertebrados que apresentam corpo coberto por penas, possuindo, ainda, patas, bicos e asas. Mesmo com essa última característica, nem todas as espécies são capazes de voar, pois essa capacidade justifica-se pela formação do corpo. Alguns exemplos de aves são galinha, ema, pinguim, beija-flor e arara.
Anfíbios
Os anfíbios possuem pele lisa e úmida, e não apresentam pelos, nem plumas e nem escamas. Os ovos se desenvolvem na água e depois de adultos, sendo que os animais vivem na terra e têm respiração branquial. Apesar disso, os anfíbios vivem sempre próximos da água, sobretudo para manter a pele úmida e para a reprodução. Os principais representantes são sapos, rãs, cobras-cegas e salamandras.
Répteis
Os répteis são animais vertebrados que têm a pele coberta de escamas ou carapaça. Sua respiração é pulmonar e seu sistema digestório é completo, o que faz com que a maioria seja carnívora. A maior parte dos animais é terrestre, mas vivem perto da água. Alguns exemplos são serpentes, tartarugas, jacarés e lagartos.
Peixes
Os peixes possuem pele coberta de escamas e respiração branquial. Por serem animais aquáticos, podem ser encontrados em rios, lagos, açudes, pântanos, manguezais, mares e oceanos. Sua alimentação é baseada em algas, mas algumas espécies podem se alimentar de outros animais. São exemplos de peixes tubarão, arraia, cavalo-marinho, dourado e barracuda.
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola e Toda Biologia.
Fontes das Imagens: Estudo Prático, Diário Digital, Imagine Chile, Vix, Querência , Guia do Estudante, Challenging Your Dream e Estudo Kids.