Fauna

Você conhece a baleia azul? Ela é o maior animal do mundo

Você sabia que a baleia azul é o maior animal do mundo? Conheça aqui seu habitat e suas dimensões

Atualizado em 23/11/2015

Imagine uma baleia azul. O que sua imaginação te proporcionou, provavelmente não é exatamente o que de fato esses animais são. A baleia azul é o maior animal que vive em nosso planeta, e de fato ainda sabemos muito pouco sobre elas, apesar de esforços de cientistas e documentaristas pelo mundo.

A BBC reproduziu uma incrível série dedicada às baleiras azuis, intitulada “The Hunt”. Nesse documentário, uma equipe chefiada pelo produtor Hugh Pearson passou dois anos acompanhando uma baleia azul da costa de San Diego, Califórnia, e as filmagens são de deixar qualquer um de queixo caído.

A costa da Califórnia é uma área de hotspot, mas isso não significa que a baleia azul é fácil de ser encontrada por la. “O oceano aberto é praticamente um grande deserto azul – para a grande parte, há pouca comida”, disse Pearson ao IFLScience.

“Grandes predadores, como a baleia azul, tem que viajar muito longe para conseguir comida”, completou.

 

Baleia azul em números

gWG2Snn (1)

A baleia azul,  cujo nome científico é (Balaenoptera musculus), é o maior animal vivo da Terra e provavelmente o maior ser vivo de todos os tempos. Uma baleia azul pode chegar aos 33 metros de comprimento e mais de 200 toneladas de peso, para que se possa imaginar a grandiosidade desses números, uma baleia azul seria equivalente ao peso de 25 elefantes asiáticos.

exIBPdl

Uma baleia azul fêmea ainda pode ser maior do que um animal da mesma espécie macho. Suas nadadeiras laterais alcançam 5 m de comprimento cada uma e a caudal, 7 m. A função da nadadeira dorsal é o equilíbrio e direção e a nadadeira caudal é o órgão de propulsão – nas baleias azuis esses órgãos estão na posição horizontal e executam movimentos de cima para baixo, o que pode auxiliar a baleia azul a nada numa velocidade de 30 Km/h.

A importância do ambiente aquático para os animais gigantes

Blue_whale_3[1]

Biólogos estudiosos desses animais grandes, afirmam que a baleia azul provavelmente só conseguiu chegar nessas dimensões por terem o meio aquático como habitat exclusivo, o que ajuda a sustentar o grande peso dos seus corpos. Esse peso seria demasiado para ser suportado pelos seus ossos, caso vivesse em terra.

Fonte: NatGeo e BBC
Crédito Fotos: David Reichart/SilverbackFilms/BBC – Divulgação