O aldeído é uma função orgânica que se destaca pela sua estrutura baseada em uma carbonila. Por sua vez, a carbonila se caracteriza pela ligação dupla feita pelo carbono com o oxigênio, que precisa ser terminal, ou seja, estar na ponta da cadeia. Além deste chamado “grupo funcional”, esta função também possui outro importante grupo, denominado fornila.
Em outras palavras, fornila é, basicamente, o mesmo que a carbonila, mas com o acréscimo de uma ligação de hidrogênio com o carbono. Portanto, para se situar melhor, é bom saber que este elemento é muito utilizado em pesticidas, medicamentos, inseticidas, espelhos e até mesmo no vinagre. Em seu estado gasoso, o cheiro é irritante.
Nomenclatura aldeído
A princípio, para trabalhar a nomenclatura, deixamos claro que por ser um aldeído e suas carbonilas fixas, ou seja, nas extremidades, as terminações sempre serão “Al“. A contagem de carbonos será a única coisa necessária para criar os nomes. De acordo com essa quantidade contabilizada em cada contagem, teremos um nome específico.
Portanto, outro detalhe importante, são as ligações, portanto, não deixem de identifica-las se são simples, dupla ou tripla. Tem isso em mente podemos monta a seguinte estrutura como base de nomeação:
Prefixo (indicativo do número de carbonos) + tipo de ligações + al
Fácil, não é? Assim, cada número abaixo corresponde a quantidade de carbono e seu prefixo anexado na base acima:
Met = 1 carbono
Et = 2 carbonos
Prop = 3 carbonos
But = 4 carbonos
Pent = 5 carbonos
Hex = 6 carbonos
Para a parte das ligações, portanto, as quantidades e suas respectivas indicações são basicamente estas:
An = ligação simples
En = ligação dupla
In = ligação tripla
Características aldeídos
De antemão, além de ser uma carbonila, como dito lá no início do texto, os aldeídos são bem menos densos que a água e sua quantidade de carbonos define seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso). Não são todos, mas boa parte deles possuem cheirinhos bem agradáveis. Exemplo: o C12 usado em pequena quantidades tem exala o cheiro de roupa passada.
Cuidado, as vezes esse elemento também é fácil de entrar em combustível, porque está diretamente ligado ao oxigênio. Dependendo da sua presença ácido a rapidez da reação pode ser bem grande.
Alguns aldeídos importantes
Metanal: Antes de tudo, o metanal é encontrado normalmente no formol usado para conservação de cadáveres, ou até em produtos de limpeza para sua casa como os desinfetantes. Do mesmo modo o metanal é utilizado no ramo da estética e é muito inserido na confecção de produtos de beleza com a permissão da ANVISA.
Etanal: É um forte anestésico e está presente na composição dos inseticidas e diferente do C12, não possui um cheirinho muito legal. Possivelmente, esse cheiro desagradável vem da redução dos sais para a fabricação de espelho.
Vanilina: Por fim, pode ser encontrada em orquídeas e está presente na deliciosa essência de baunilha. Portando, curiosamente, também faz parte daquele gostinho de canela retirado no tronco da caneleira.
Por fim, leia também sobre Funções Inorgânicas, quais são? Definição, classificação e nomenclatura
Fonte: Brasil escola, Infoescola, Brasil escola, Só química.
Fonte imagens: Grupo escolar, Manual da química, Cosmética em forma. Mundo e Educação, Brasil Escola, Slide Share, 1 Nariz, Soq
Imagem de destaque: Fragantica