Geografia

Afinal, o que é um Tsunami?

O Tsunami se forma principalmente por terremotos submarinos, porém as ondas se agigantam cada vez que tocam no solo marítimo.

Atualizado em 07/10/2019

Um Tsunami é uma sucessão de ondas de grande extensão causada pelo movimento de considerável corpo d’água.

Tais ondas se deslocam através do oceano até ir de encontro com algo que as impeça de prosseguir, a saber, rochas ou ilhas.

O Tsunami pode acontecer em qualquer parte da Terra, mas é mais comum no Oceano Pacífico.

O que é um Tsunami?

Os abalos marítimos chamados de maremotos concentram enorme quantia de força, posto que geram ondas com poder de destruição.

Essas ondas são chamadas de Tsunamis, que quando chegam à costa têm comprimento aproximado de 10 metros.

O Tsunami pode medir centenas de quilômetros de extensão, além de se deslocar a uma velocidade de aproximadamente 700 km/h.

Alguns minutos antes do Tsunami se chocar contra a terra, o mar recua, já que a onda precisa de volume de água para se formar.

Você sabia que o Tsunami é uma onda girante e altamente destrutiva?

 

O que causa?

Os terremotos que ocorrem no fundo dos oceanos são os maiores causadores de Tsunamis.

Mas ele pode se dar, também, por deslizamentos de terra, erupções vulcânicas e impacto de grande objetos com a água (meteoritos).

O Tsunami em alto-mar geralmente produz ondas de poucos centímetros e nem são sentidos pelos navios.

Quando se aproximam da costa, no entanto, entram em fricção com o leito marítimo e as ondas crescem desproporcionalmente.

Tsunamis históricos

Há Tsunamis que entraram para a história por causa do seu potencial devastador, donde podemos citar alguns.

Você sabia que o Tsunami é uma onda girante e altamente destrutiva?

No dia 1 de novembro de 1755, um terremoto destruiu Lisboa e logo depois ondas gigantes mataram milhares de pessoas.

Em 26 de dezembro de 2004, mais de 280 mil pessoas morreram vitimadas por um Tsunami na costa da Ilha de Sumatra, na Indonésia.

A costa Leste do Japão foi atingida por um Tsunami em 11 março 2011. Houve a libertação de radiação em Fukoshima e quase meio milhão de pessoas ficou desabrigada.

No dia 22 de dezembro de 2018, um deslizamento de terra do vulcão Anak Krakatau provocou um Tsunami que matou centenas de pessoas na Indonésia.

Você sabia?

Pouco antes do maremoto de Lisboa, o mar recuou e expôs naufrágios, ossadas e mercadorias perdidas que caíram dos navios.

A palavra Tsunami vem do japonês, e apesar de estar associada a tragédias, tem o leve significado de onda no porto.

Você achou massa saber mais sobre os Tsunamis? Então não deixe de ler também uma curiosa matéria sobre o que é fuso horário e como ele padroniza o cálculo do tempo na Terra.

Fonte: Brasil Escola, Só Geografia, Mundo Educação, Info Escola, Grupo Escolar, Alunos Online, Sua Pesquisa, Toda Matéria, Colégio Web.