Os termo abreviação, abreviatura e a sigla podem ser facilmente confundidos. Sendo assim, no texto de hoje eu vou te contar o que é cada um deles. Desse modo, você não irá mais fazer confusão.
Quais são as diferenças entre abreviação, abreviatura e siglas?
Em resumo, para entender as diferenças entre abreviação, abreviatura e sigla, você precisa entender o que são cada uma delas:
1- Abreviação
A abreviação é conhecida também como uma maneira reduzida da palavra. Dessa forma, ela consiste na redução da palavra até um limite. Isso sem ocorrer um prejuízo no entendimento.
Portanto, ao reduzir a palavra completa em algumas sílabas, você tem uma nova palavra como variante. Enfim, alguns exemplos são:
Foto – fotografia
Pneu – pneumático
Cine – cinema
Moto – motocicleta
Micro – microcomputador
Fone – telefone
2- Abreviatura
A abreviatura consiste na representação de uma palavra por meio das suas sílabas ou de letras. Para abreviar uma palavra de forma certa, você deve seguir algumas regras.
Para fazer uma abreviação, você deve escrever a 1º sílaba e a 1º letra, seguidas de ponto final abreviativo. Contudo, se a 1º letra da 2º sílaba for uma vogal, a abreviação deve ir até a consoante.
Além disso, se a palavra tiver acento gráfico na 1º sílaba, ele será mantido. Por fim, se a 2º sílaba se iniciar por duas consoantes, elas serão mantidas na abreviatura.
Além dessas regras, existem alguns casos de palavras que não se encaixam em nenhuma regra em particular. Enfim, alguns exemplos são:
núm. – número
gên. – gênero
pess. – pessoa
Ltda. – limitada
id. – idem
S.A. – sociedade anônima
apto. – apartamento
vv. – versículos
Gram. – Gramática
m – metro
a. C. – antes de Cristo
adj. – adjetivo
num. – numeral
Cia. – Companhia
Existem também abreviaturas para títulos acadêmicos. Se você pretende escrever um trabalho científico ou algo do gênero, conhecer essas abreviações pode ser bem útil. Por exemplo:
Bacharelado: usa-se “B.el.” para “bacharel”
Licenciatura: usa-se “L.do” para “licenciado” e “L.da” para “licenciada”
Mestrado: usa-se “M.e.” para “mestre”, e “M.ª” para “mestra”. Para “mestre de ciências”, usa-se “Sc.M.” ou “M.Sc.”
Doutorado: usa-se “D.r” para “doutor”, e “D.ra” para “doutora”
Por fim, vale destacar que existe um consenso no uso de abreviaturas em certas palavras e expressões. Desse modo, se houver o uso incorreto, você pode ter ambiguidade ou obscuridade da informação.
Por isso, ao abreviar palavras, tome cuidado e confira se você está fazendo isso do jeito certo.
3- Sigla
A sigla é muito comum. Isso porque, ela é muito usada em textos científicos e jornalísticos. No entanto, assim como a abreviatura, as siglas têm regras.
Dessa forma, nas siglas todas as letras devem ser escritas com letra maiúscula se a sigla tiver até 3 letras ou se todas as letras tiverem um significado independente.
Em outras palavras, as siglas são representações de um conjunto de palavras por meio das suas letras iniciais ou sílabas iniciais.
Sendo que essas últimas são chamadas também de acrônimos, já que adquirem características de palavras. Enfim, são exemplos de siglas:
ONG – Organização Não Governamental
MEC – Ministério da Educação e Cultura
CEF – Caixa Econômica Federal
BB – Banco do Brasil
IOF – Imposto sobre Operações Financeiras
CEP – Código de Endereçamento Postal
ONU – Organização das Nações Unidas
Por outro lado, se a sigla tiver mais de 3 letras, apenas a inicial deverá ser escrita em letra maiúscula. Ou seja, neste tipo de sigla apenas a 1º letra é maiúscula e as demais são minúsculas. Por exemplo:
Embrapa – Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária
Bovespa – Bolsa de Valores do Estado de São Paulo
Volp – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
Detran – Departamento Estadual de trânsito
Regra
Quando você for citar uma sigla pela 1º vez no texto, você não pode colocar a sigla. Ao invés disso, você deve escrever a palavra por extenso. Depois disso, a sigla deve vir entre parênteses ou travessão. Por exemplo:
Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Fundação Biblioteca Nacional – FBN.
Enfim, gostou de conferir as diferenças entre abreviação, abreviatura e sigla? Então aprenda também: tipos de prosa; o que é língua de sinais; o que é norma culta; qual é o certo trás ou traz; o que são vogais; e o que é poesia.
Além disso, você pode gostar de ler: o que são tempos verbais; poemas de forma fixa; o que é eu lírico; o que é verso; e, por fim, Classes de palavras – Definição, características e tipos de palavras