MENU
Waterloo – O que foi, história, contexto e consequências
Waterloo foi um confronto decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas e austríacas em Waterllo, a atual Bélgica.

Primeiramente, guerras sempre despertam a atenção das pessoas. Por isso, a batalha de Waterloo não pode ficar de fora. Afinal, ela foi um confronto decisivo entre forças francesas, britânicas, russas, prussianas e austríacas em Waterllo, atual Bélgica. Além disso, o conflito se iniciou em 18 de junho de 1815. Ela aconteceu durante o governo dos Cem Dias de Napoleão Bonaparte.
Além disso, o exército de 72 mil homens recrutados por Napoleão e 68 mil comandados pelo britânico Arthur Wellesley, participaram de um confronto sangrento. E ainda vale lembrar que, o ex-imperador francês havia fugido de seu exílio na ilga de Elba em 1815.
Acima de tudo, o ataque é iniciado às onze da manhã. E a tentativa de tomar o morgadio Hougoumont é fracassada. Além disso, Napoleão procura modos de investir contra os ingleses na fazendo de La Haie Sante, o que desencadeia um grande combate.
Contexto histórico
Em 26 de fevereiro de 1815 Napoleão Bonaparte foge do exílio de Elba e inicia uma campanha de 1oo dias para recuperar tudo que havia perdido. Este período fica conhecido como Os Cem Dias de Napoleão. Além disso, ao mesmo tempo estava acontecendo o Congresso de Viena e várias nações estavam tentando refazer o mapa da Europa.
Ali, potências como a Rússia, Prússia, Áustria, Suécia e Inglaterra tentavam reinstaurar monarquias que existiam antes do poder de Napoleão. Estas nações estavam determinadas a remove-lo do poder de uma vez por todas. Sendo assim, foi formado uma coalizão contra a França, chamada de 7º Coligação. Como defesa Napoleão recrutou às pressas 72 mil homens para um confronto.

Quem venceu a Batalha de Waterloo?
Primeiramente, a resposta de Napoleão ao ataque não teve bons resultados e em 18 de junho de 1815 perto de Waterloo, atual Bélgica, o exército francês foi derrotado pela 7º Coligação. A Batalha de Waterllo marca o fim dos cem dias e a última batalha de Napoleão que perdeu seu poder não conseguindo formar um novo Império.

Principais Informações
- Os principais comandantes foram Duque de Wellington ( Reino Unido), Napoleão Bonaparte , Michel Ney ( Primeiro Império Francês) e Gebhard Von Blucher ( Reino da Prússia);
- A 7º Coligação tinha força maior. Foram cerca de 118 mil homens, contra aproximadamente 73 mil franceses. Além disso tinham mais armamentos e maior poderio, como canhões de guerra;
- Mesmo em menor número, as baixas do Império Francês foram maiores.

Consequências da Batalha de Waterloo
Finalmente, com a vitória da 7º Coligação Napoleão Bonaparte foi exilado para Santa Helena, localizada no Atlântico Sul. A Batalha de Waterloo fortaleceu o domínio político do Reino Unido na Europa, que se estendeu durante o século XIX.
Gostou do texto? Então leia também sobre Primeira Guerra Mundial – Causas, países envolvidos e consequências.
Fontes: SoHistória, InfoEscola, DW
Fonte da imagem destaque: EstudoKids