Geografia

Vulcão na Indonésia é o único com lava azul no mundo

Já viu algum vulcão com lava azul? Assista algumas imagens e leia a explicação desse fenômeno

Atualizado em 15/10/2015
Por Editor

Aconteceu uma erupção de vulcão na Indonésia com imagens chocantes e bem diferentes de outras erupções já observadas no mundo: um vulcão entrou em erupção soltando fluxos de lava azul. Os registros desse acontecimento foram fotografados por Reuben Wu, que mantem um perfil no Instagram com fotos de suas experiências pelo mundo. Embora surreal.

Os vulcões são variados e podem produzir erupções diferentes, tanto no Planeta Terra quanto em outros corpos planetários do nosso Sistema Solar. Mas se até em Júpter as erupções tendem a ter coloração vermelho-alaranjadoo que pode estar acontecendo nesse vulcão na Indonésia para ele soltar lava azul?

O vulcão de lava azul se chama Kawah Ijen e, de fato, ele e único no mundo. Localizado a leste da ilha de Java, o complexo vulcânico tem um cone principal com 20 Kms de diâmetro. Sua altitude é de 2.386 metros, internamente o vulcão de lava azul possui diversas “pequenas crateras’, mas apenas uma delas é ativa.

Azul é a cor mais quente

21-2--2

O que explica a lava azul, além das reações químicas, é o fato do vulcão se localizar em uma mina de enxofre, esse é o segredo! As manchas azuis são chamas e que se resultam da queima dos gases à base de enxofre que saem do vulcão sob alta pressão e temperatura.

Não todos, mas alguns dos gases passam para o estado líquido, e ao continuarem queimando pelas encostas, “dão a sensação de lava a fluir”, disse Grunewald, um dos fotógrafos que presenciou o fenômeno ao gravar documentário para o NatGeo. “Conforme a luz do dia se afasta, uma incandescência estranha parece surgir das profundezas da cratera.

Veja algumas cenas desse vulcão de lava azul em atividade:

Atividades comerciais com a lava azul além do turismo

21-13--2

Além de atrair turistas fascinados pelas imagens da lava azul, o local recebe dezenas de trabalhadores que arriscam sua vida na tentativa de extrair enxofre do vulcão. Homens e mulheres costumam ir até o vulcão Kawah Ijenpara ganhar 680 rúpias indonésias (R$ 0,13) por cada quilo de material recolhido. Durante o dia, alguns trabalhador es consiguem retirar até 90 quilos de enxofre. Porém, para aumentar a renda, muitos ainda dobram o turno e trabalham a noite. Respirar os gases emitidor por vulcão podem causar problemas respiratórios.

 

Próxima página »