Geografia

Vegetação mediterrânea, onde ocorre, qual sua flora e fauna

A vegetação mediterrânea é constituída de rica biodiversidade, só que vem sofrendo com a ação humana há milênios, o que causou a desertificação.

Por Adriano Curado

-

Na vegetação mediterrânea há tanta biodiversidade que só perde para a Floresta Amazônica. Entretanto, pelo fato de a história da humanidade principiar ali, somaram-se milênios de intervenção humana.

Por conta da grande devastação ambiental, com derrubadas das matas originais, surgiu a desertificação. A areia cresce a cada ano e atinge a vida de milhões de pessoas, sendo um processo irreversível.

Apesar da intervenção humana, esse bioma ainda guarda uma rica fauna e flora, que são essenciais para a Terra.

Vegetação mediterrânea, onde ocorre, qual sua flora e fauna

 

Características da vegetação mediterrânea

Um lugar onde o clima é caracterizado por longos e secos verões, além de temperaturas bem elevadas. O calor pode chegar a ultrapassar os 30°C, alternados por invernos extremamente úmidos. Nesse inverno há também temperaturas amenas, que favorecem a formação de um tipo de vegetação peculiar.

Estamos falando da vegetação mediterrânea, que é formada por três estratos vegetativos. São eles: árvores esparsas, arbustos medianos e ervas e gramíneas.

As árvores nesse tipo de vegetação se desenvolvem mantendo certa distância entre si. Elas possuem troncos largos, além de inúmeros nódulos. Suas folhas são persistentes, ou seja, mantêm-se ao longo de todo o ano. Isso faz com que a vegetação esteja sempre verde.

O espaço entre uma árvore e outra permite o desenvolvimento de arbustos de certa densidade com folhas igualmente persistentes. As ervas e gramíneas têm seu crescimento mais modesto, visto que são expostas a extensos períodos de seca.

Vegetação mediterrânea, onde ocorre, qual sua flora e fauna

Os tipos de estrato vegetativo

A vegetação mediterrânea pode se dar em três formas de estratos vegetativos. Neles há variação de tamanho ou altura, da seguinte forma: arbóreo, arbustivo e herbáceo.

Há a ocorrência de árvores dispersas, mas o que predomina mesmo são ervas e arbustos. Ocorre em Portugal, França, Espanha, Grécia, Itália, Chipre, Austrália e Estados Unidos.

Quais são o clima e o tipo de solo

A vegetação mediterrânea ocorre em regiões de solo tipo calcário ou granítico, com coloração vermelha ou amarela. É que ali há grande quantidade de óxido de ferro, daí a predominância dessas cores.

O clima é o das zonas temperadas da Terra, visto que há invernos bem frios em que despenca da temperatura a 0°C. Há também muita chuva na região e por isso a umidade do ar é elevada, com verões bem quentes.

Vegetação mediterrânea, onde ocorre, qual sua flora e fauna

Que tipo de fauna e flora ocorre?

A vegetação mediterrânea é a segunda maior biodiversidade da Terra, só perdendo para a Floresta Amazônica. Nela vivem mais de 20 mil espécies de vegetais, sendo algo em torno de 10% da flora planetária.

Merece destaque na flora o cedro, carvalho, loureiro, zimbro, rosmaninho, sobreiro e medronheiro. Mencionamos igualmente cipreste, azinheira, oliveira-brava, pinheiros, cactus, urze, alecrim, timo, alfazema e piteira.

Há ali uma fauna bem sortida, que conta com centenas de variedades de insetos importantes para a vida do ecossistema. Mas também podemos encontrar lobos, veados, javalis, raposas, coelhos e muitos répteis. Entre as aves são destaque corujas, corvos e águias.

Uma histórica devastação ambiental

A civilização escreveu suas primeiras histórias dentro da vegetação mediterrânea, ainda na Antiguidade. Por isso a região é vítima de devastação ambiental há muitos milênios. Suas florestas eram derrubadas para o cultivo de lavouras sem critério algum. E as árvores utilizadas na construção de casas, além de emprego na confecção de barcos, pontes etc.

Mais tarde, com o crescimento das populações, os problemas se intensificaram e diversificaram. Agora ocorre o impacto causado pela industrialização, como também o crescimento da urbanização.

O resultado de tanta ação humana na região é a tragédia chamada desertificação. O aumento das áreas arenosas mortas é alarmante e irreversível, sendo que atinge a vida de muita gente.

Você curtiu ler sobre a vegetação mediterrânea? Então leia também uma matéria interessante sobre a Floresta tropical: onde é encontrada, fauna, flora e clima predominante.

Fonte: Mundo Educação, Sua Pesquisa, Toda Matéria, Brasil Escola, Meio Ambiente, Toda Matéria, Colégio Web, Cap Mediterrâneo, Wikipédia, Escola Kids, Blog do Enem.

Fonte das imagens: Geo Imagens, Geografia XXI, Info Escola, Noctula,

Próxima página »