Os trapézios são formas geométricas formadas por quatro lados. Assim, possuem em sua composição dois lados opostos e paralelos. Ou seja, são formas que se classificam como quadriláteros e possuem todas as características presentes nesses formatos.
Em síntese, um trapézio possui lados paralelos denominados de base. Logo, o lado maior é classificado como Base maior e o lado menor é denominado de base menor. Entretanto, como o trapézio é um quadrilátero, ele recebe algumas especificações por se enquadrar nos elementos de um polígono.
Ou seja, um trapézio possui lados, vértices, ângulos internos e externos, além de diagonais. Além disso, esses elementos são característicos de todos os polígonos. Assim, veja a seguir as denominações especificadas:
Elementos dos trapézios
Como já mencionado o trapézio se enquadra como um polígono. Por ser um polígono ele apresenta características próprias desse tipo de forma geométrica.
Veja,
- Lados: são os segmentos de reta que formam o polígono;
- Vértices: são os pontos de encontro entre os lados;
- Ângulos internos: ângulos no interior do polígono formados por dois lados consecutivos;
- Ângulos externos: ângulos no exterior do polígono formados por um lado e pela extensão do outro, adjacente ao primeiro;
- Diagonais: segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos.
Propriedades básicas
É importante lembrar que somando os ângulos de um trapézio o resultado obtido deve ser de 360º. Assim, para que o cálculo seja feito é necessário utilizar a seguinte fórmula: S = (n – 2) 180, em que n representa os lados que o trapézio possui.
Algumas regras são importantes para cálculos de polígonos. Então, não esqueçam que a soma dos ângulos internos e externos é sempre 180º. Além disso, para que o perímetro seja encontrado, é necessário que seja feito a soma das medidas dos seus lados.
Classificação de trapézios
Os trapézios podem ser classificados de três formas diferentes, sendo elas:
- Trapézios isósceles: apresentam lados paralelos não congruentes, ou seja, que não possuem a mesma medida;
- Trapézios escalenos: os lados do trapézio apresentam medidas diferentes. Além disso, um trapézio escaleno é aquele que não é classificado como isósceles ;
- Trapézios retângulos: apresentam dois ângulos no valor de 90º, ângulos retos, que são paralelos com a base.
A fórmula para que a área de uma trapézio qualquer seja encontrada é dada da seguinte maneira: A = (B + b)h/2.
Ou seja, B representa a base maior, enquanto b é a base menor. Já o h representa a altura do trapézio.
O perímetro de um trapézio é calculado levando em consideração a soma das medidas que o formam. Assim, a fórmula utilizada é composta da seguinte forma: P = B + b + L1 + L2.
Visto isso, p representa o perímetro, B é a base maior, b significa base menor, enquanto L1 e L2 são os lados.
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir esses outros temas aqui: o que é a Fórmula de Bhaskara e Raiz Quadrada
Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola, Toda Matéria e Matemática Básica
Fonte imagem destaque: Matemática Básica