Biologia

Scyphozoa – O que é, definição, principais características e reprodução

Uma das classes do filo dos cnidários é a Scyphozoa composta por animais aquáticos como as medusas, água-via e cassiopea.

Atualizado em 29/02/2020

O filo dos cnidários apresenta três divisões. Dentre elas está a classe dos Scyphozoa representada, principalmente, pelas medusas, conhecidas popularmente como água-viva. Essa classe dos cnidários apresenta as principais características presentes no filo. Assim, é possível identificar simetria radial, epiderme externa e gastroderme.

A classe Scyphozoa é muito comum no mundo todo. Assim, é encontrada nos mares tropicais, oceanos e, até mesmo, no Ártico. O lugar mais propício para se encontrar as medusas são as águas costeiras. Porém, esses animais também vivem nas profundezas do mar. Assim, alguns são classificados como móveis e outros como sésseis, ou seja, não há movimentação.

Estima-se que cerca de 200 espécies sejam conhecidas hoje, sendo a maioria composta por medusas. Além disso, são animais invertebrados tendo a morfologia e tamanho variados de acordo com a espécie.

Características da classe Scyphozoa

A classe Scyphozoa é composta, principalmente, por medusas, água-viva e cassiopea. Comumente encontrados nos mares, esses animais apresentam o corpo invertebrado com presença de epiderme externa e gastroderme interna. Além disso, possuem uma espécie de gelatina denominada mesogleia que se abre para fora.

Scyphozoa - O que é, definição, principais características e reprodução
Exemplo de uma espécie da classe Scyphozoa. Fonte: Quanjing

Os formatos podem variar dependendo da espécie. Dessa forma, existem cifozoários que apresentam o formato redondo e outros são cilíndricos. Além disso, esses animais possuem tentáculos responsáveis por transmitir uma toxina venenosa. Se em contato com a pele humana, pode causar queimaduras e edemas.

Em relação à alimentação, os cifozoários podem ser filtradores ou predadores. Ou seja, para que a alimentação ocorra eles podem filtrar a água marinha ou, em alguns casos, os alimentos costumam ser outras espécies marinhas.

Scyphozoa - O que é, definição, principais características e reprodução
As águas-vivas em contato com a pele humana causam queimaduras e lesões. Fonte: Cold Water

Algumas espécies de medusas são utilizadas pelos seres humanos na culinária. Além disso, esses animais são constantemente utilizados pela ciência para estudos no tratamento de algumas doenças. A parte estudada é o colágeno presente em algumas espécies.

Como acontece a reprodução?

Dentre as espécies de cifozários as medusas são as únicas hermafroditas, ou seja, podem mudar de sexo. Dessa maneira, no momento da fecundação – que pode ser direito ou indireto – o óvulo é liberado já na forma de um cifozoário jovem, no caso direto. Já no desenvolvimento indireto, primeiro ocorre a fase em que o óvulo se torna uma larva. Em seguida, a larva se desenvolve até chegar na fase adulta.

Scyphozoa - O que é, definição, principais características e reprodução
As medusas são as representantes mais comuns da classe dos Scyphozoa. Fonte: Cold Water

Os animais cifozários não possuem tecidos nervosos, ou seja, a cefalização é inexistente nesses animais. Nesse sentido, o cérebro não faz parte da composição morfológica dos cifozários. Entretanto, algumas espécies apresentam pontos sensíveis à luz.

Você sabia?

  • Algumas espécies de medusa possuem o corpo com 95% de água, por isso são denominadas água-viva;
  • Se em contato com a pele humana, as medusas podem causar fortes queimaduras e, em alguns casos, até a morte por conta do veneno;
  • As medusas conseguem se adaptar a qualquer ambiente aquático, seja a água fria ou gelada;
  • Uma pessoa ataca por uma medusa pode ter choque anafilático.

O que achou da matéria? Interessante, não é? Aproveita que já está aqui e corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que é Cubozoa.

Fontes: Planeta Biologia, Toda Biologia e Info Escola

Fonte imagem destaque: Journals

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.