O filo dos cnidários apresenta três divisões. Dentre elas está a classe dos Scyphozoa representada, principalmente, pelas medusas, conhecidas popularmente como água-viva. Essa classe dos cnidários apresenta as principais características presentes no filo. Assim, é possível identificar simetria radial, epiderme externa e gastroderme.
A classe Scyphozoa é muito comum no mundo todo. Assim, é encontrada nos mares tropicais, oceanos e, até mesmo, no Ártico. O lugar mais propício para se encontrar as medusas são as águas costeiras. Porém, esses animais também vivem nas profundezas do mar. Assim, alguns são classificados como móveis e outros como sésseis, ou seja, não há movimentação.
Estima-se que cerca de 200 espécies sejam conhecidas hoje, sendo a maioria composta por medusas. Além disso, são animais invertebrados tendo a morfologia e tamanho variados de acordo com a espécie.
Características da classe Scyphozoa
A classe Scyphozoa é composta, principalmente, por medusas, água-viva e cassiopea. Comumente encontrados nos mares, esses animais apresentam o corpo invertebrado com presença de epiderme externa e gastroderme interna. Além disso, possuem uma espécie de gelatina denominada mesogleia que se abre para fora.
Os formatos podem variar dependendo da espécie. Dessa forma, existem cifozoários que apresentam o formato redondo e outros são cilíndricos. Além disso, esses animais possuem tentáculos responsáveis por transmitir uma toxina venenosa. Se em contato com a pele humana, pode causar queimaduras e edemas.
Em relação à alimentação, os cifozoários podem ser filtradores ou predadores. Ou seja, para que a alimentação ocorra eles podem filtrar a água marinha ou, em alguns casos, os alimentos costumam ser outras espécies marinhas.
Algumas espécies de medusas são utilizadas pelos seres humanos na culinária. Além disso, esses animais são constantemente utilizados pela ciência para estudos no tratamento de algumas doenças. A parte estudada é o colágeno presente em algumas espécies.
Como acontece a reprodução?
Dentre as espécies de cifozários as medusas são as únicas hermafroditas, ou seja, podem mudar de sexo. Dessa maneira, no momento da fecundação – que pode ser direito ou indireto – o óvulo é liberado já na forma de um cifozoário jovem, no caso direto. Já no desenvolvimento indireto, primeiro ocorre a fase em que o óvulo se torna uma larva. Em seguida, a larva se desenvolve até chegar na fase adulta.
Os animais cifozários não possuem tecidos nervosos, ou seja, a cefalização é inexistente nesses animais. Nesse sentido, o cérebro não faz parte da composição morfológica dos cifozários. Entretanto, algumas espécies apresentam pontos sensíveis à luz.
Você sabia?
- Algumas espécies de medusa possuem o corpo com 95% de água, por isso são denominadas água-viva;
- Se em contato com a pele humana, as medusas podem causar fortes queimaduras e, em alguns casos, até a morte por conta do veneno;
- As medusas conseguem se adaptar a qualquer ambiente aquático, seja a água fria ou gelada;
- Uma pessoa ataca por uma medusa pode ter choque anafilático.
O que achou da matéria? Interessante, não é? Aproveita que já está aqui e corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que é Cubozoa.
Fontes: Planeta Biologia, Toda Biologia e Info Escola
Fonte imagem destaque: Journals