Revolução de Outubro, o que foi? Contexto histórico e importância

A Revolução de Outubro ocorreu em 1917 na Rússia. Ela trouxe como consequência a reformulação do país, sendo considerado a Nova Rússia.

Revolução de Outubro, o que foi? Contexto histórico e contribuições

A Revolução de Outubro, também conhecida como Revolução Russa, aconteceu no ano de 1917.

Basicamente, o período histórico foi derivado de uma série de conflitos sociais no país e a incapacidade do Governo Provisório da época de retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial e ajudar a sua população, que estava passando fome.

Antes de mais nada, é preciso entender alguns termos utilizados no período da Revolução Russa. Dessa forma, sovietes eram os conselhos populares formados por trabalhadores e camponeses, que ansiavam pela democracia.

Já os bolcheviques e os mencheviques, faziam parte do Partido Operário Social-Democrata Russo.

Os nomes russos e bolcheviques representam a maioria e mencheviques a minoria. Bem como, os bolcheviques acreditavam que o governo deveria ser controlado pelo estado, já os mencheviques queriam que a burguesia liderasse o país.

Contexto Histórico

Revolução de Outubro, o que foi? Contexto histórico e contribuições
Sovietes reunidos em busca de mudanças

Como dito anteriormente, as pessoas estavam insatisfeitas com a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Além disso, no país, muitos estavam a beira da miséria e passando necessidades, como, por exemplo, fome.

Todavia, ainda por cima, reclamavam da má distribuição de terras, que estavam concentradas nas mãos de poucos.

Os antecedentes da Revolução de Outubro se iniciaram em fevereiro de 1917, causando tumultos com greves em Petrogrado, antiga São Peterburgo.

Com isso, os soldados da Guarda Imperial assumiram o poder, formando o governo provisório, que foi ocupado principalmente por Kerenski, considerado um menchevique.

Apesar disso, os bolcheviques já estavam como sovietes e com o controle dos soldados. Sendo assim, eles assumiram cargos executivos e legislativos.

Esse período que antecede a Revolução de Outubro foi chamado de duplo poder, pois a burguesia estava no poder através do Governo Provisório. Entretanto, os trabalhadores também estavam pelos sovietes, que tinha como principal líder o Lênin.

Início da Revolução de Outubro

Sovietes
Trabalhadores prestando atenção nas ações necessárias para a Revolução

A primeira tentativa dos bolcheviques tomarem o poder falhou, mas de certa forma enfraqueceu os mencheviques.

Contudo, posteriormente Lênin ganhou mais força e liderou uma nova revolta, tomando o Palácio de Inverno no dia 25 de outubro de 1917. Sendo assim, foi neste momento que a Revolução de Outubro teve início.

Com isso, os bolcheviques assumiram o poder, dando um golpe de Estado. Em seguida, ocorreu uma transformação, de forma que os operários assumiram o controle das fábricas e os camponeses puderam ocupar as terras dos latifundiários, fazendo uma reforma agrária.

Entretanto, é importante lembrar que o intuito era que os bens da burguesia fossem distribuídos. Nesse sentido, o sucesso de Lênin cresceu muito durante a Revolução Russa. Inclusive, suas frases de mais efeitos foram “Todo Poder aos Sovietes” e “Pão, Terra e Paz”.

Nesse período surgiu também a Guarda Vermelha, que foi um grupo de operários, organizados por Trotsky, que se tornou uma milícia. Tal grupo foi fundamental para a tomada do poder e para o que toda a Revolução de Outubro ocorresse.

Acontecimentos após a Revolução

Com toda a transformação ocorrida no governo, vários movimentos de independência foram surgindo. Como exemplo a Ucrânia, que antes era domínio Russo. Além disso, em março de 1918, a Rússia assinou o Tratado de Brest-Litovsk, saindo da guerra mundial antes do seu fim.

Moscou
Moscou se tornou a nova capital da Rússia

Outro fato importante posterior à Revolução de Outubro foi a transferência da capital e Petrogrado para Moscou, que ocorreu em julho de 1918, instituindo também a nova constituição.

Contudo, um acontecimento cruel ocorreu também derivado da Revolução Russa. Em julho do mesmo, Nicolau 2º e toda sua família foram executados pela polícia secreta bolchevique, para não ter nenhuma chance do retorno da monarquia no país.

Com todas as mudanças, a paz selou na distribuição de terras e os direitos da população foram reconhecidos. Entretanto, como nem tudo são flores, uma Guerra Civil estava por vir.

Guerra Civil

As forças militares contrarrevolucionárias não ficaram satisfeitas com a Revolução de Outubro e começaram uma guerra contra o Exército Vermelho, que, como dito anteriormente, era liderado por Trotsky.

A guerra durou quase três anos e outros países acabaram se envolvendo, como Inglaterra, Estados Unidos e Japão, que defenderam o Exército Branco. Mesmo assim, não adiantou muito, pois a vitória foi do Exército Vermelho.

Posteriormente, Lênin teve problemas de saúde e deixou o poder russo. Com isso, Stalin assumiu o cargo no governo em 1922, implantando uma ditadura comunista e extremamente cruel.

Stalin
Ditador comunista que assumiu o país após a saída de Lenin

Importância da Revolução de Outubro

A Revolução Russa foi um marco histórico no século XX, pois, além de fazer uma revolução com grandes reviravoltas, transformou a realidade da Rússia em outra totalmente diferente.

Além disso, foi após a Revolução que surgiu o nascimento da URSS, que é a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, que no começo era constituída pela Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e Federação Transcaucasiana.

URSS
Países da Antiga União Soviética

Gosta de saber sobre Revoluções? Então leia agora Revolução Chinesa – História, antecedentes, conflitos e consequências

Fontes: Educação UOL, Prepara ENEM e Brasil Escola

Imagens: Aventuras na História, Expressão Popular , Esquerda Online, Jornal A Verdade, Melhores Destinos, Super Interessante e InfoEscola

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.