A racionalização de denominadores nada mais é do que um processo que tem a finalidade de transformar uma fração, onde o denominador é um número irracional, em uma fração equivalente, porém com denominador racional. Ou seja, é basicamente transformar um denominador irracional em um número racional, ao mesmo tempo que mantém o valor do número de uma fração.
Para fazer isso, é preciso multiplicar os termos de uma fração por uma expressão radical, à qual chamamos de fator racionalizante. Dessa forma, se alcança uma nova fração de mesmo valor, mas com um denominador radical.
Portanto, a racionalização de denominadores é usada para simplificar os cálculos, justamente porque é mais fácil de executar.
Então, hoje iremos conhecer um pouco mais sobre esse processo. Vamos lá.
Como é feita a racionalização de denominadores?
Para exemplificar como é feita a racionalização de denominadores, vamos utilizar a seguinte fração: .
Como podemos ver, o denominador é um número irracional.
Sendo assim, o próximo passo é multiplicar o numerador e o denominador desta fração por . Dessa maneira, conseguimos chegar a uma fração equivalente:
Portanto, o resultado é a fração equivalente que possui um denominador racional.
Parece mais difícil na teoria, mas, na prática, é dessa forma que é feita a racionalização de denominadores. Então, como vimos acima, o processo de racionalizar consiste, basicamente, em multiplicar o denominador e o numerador por um mesmo número. Assim, o número escolhido é chamado de conjugado.
Conjugado de um número
Portanto, o conjugado do número irracional é aquele que, ao ser multiplicado pelo irracional, resultará em um número sem raiz. Ou seja, um número racional.
Contudo, é importante lembrar que, no caso de o número ser raiz quadra, o conjugado será igual à própria raiz. Isso porque um número multiplicado por ele mesmo é igual ao número elevado ao quadrado. Portanto, é possível retirar a raiz, e torná-lo um número racional, que é o propósito aqui.
Vamos usar um exemplo onde o conjugado é resultado da raiz quadrada de 2.
Então, como visto anteriormente, o conjugado da raiz de 2 é a própria raiz de dois. Sendo assim:
Racionalizando uma fração
Portanto, para racionalizar uma fração de número irracional, precisamos fazer o seguinte:
- Primeiro, encontrar o conjugado do denominador. Como vimos, o conjugado deve ser tal que elimine a raiz do denominador;
- Depois, multiplicar o conjugado em cima e embaixo da fração;
- E por fim, simplificar a fração equivalente encontrada.
Vejamos alguns exemplos:
Exemplo 1
Exemplo 2
Exemplo 3
No caso do denominador ser um radical de índice diferente de 2, ou a soma (ou diferença) de dois termos, é necessário multiplicar o numerador e o denominador da fração por um termo conveniente. Essa é a única forma de desaparecer o radical que se encontra no dominador.
Exemplo 4:
Contudo, quando o denominador é composto por uma adição ou uma subtração envolvendo alguma raiz quadrada, o processo é diferente. Nesses casos, é mais prático utilizar as propriedades do produto da soma pela diferença dos mesmos termos.
Assim, se o denominador envolve uma adição, multiplicaremos a fração pela diferença dos termos no denominador e vice-versa.
Exemplo 5:
E então, o que achou dessa matéria? Agora que já sabe como fazer a racionalização de denominadores, que tal aprender sobre os números racionais?
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola, Só Matemática
Fonte Imagem Destaque: Wiki How