Biologia

Quimiossíntese, o que é e como acontece a fotossíntese das bactérias

A Quimiossíntese é o processo químico que propicia a produção de matéria orgânica por meio da oxidação de substâncias minerais e sem a participação do Sol.

Atualizado em 26/11/2019

A Quimiossíntese, ou fotossíntese bacteriana, produz matéria orgânica através da oxidação de substâncias minerais. Portanto, aqui não há a participação da luz solar.

Essas reações compõem o metabolismo das bactérias autótrofas, posto que elas são quimiossintetizantes. Ou seja, sobrevivem em ambientes absolutamente desprovidos de luz ou matéria orgânica.

Algumas dessas bactérias são essenciais para a vida na Terra, a exemplo das que promovem o Ciclo do Nitrogênio.

O fenômeno da Quimiossíntese

As bactérias autótrofas são aquelas capazes e produzir o próprio alimento. Diferentemente da fotossíntese, que precisa do Sol, a Quimiossíntese pode se dar em ambiente sem luz.

As bactérias conseguem extrair energia suficiente para sobreviverem através de oxidações inorgânicas. Com isso elas são capazes de produzir matéria orgânica, já que partem da oxidação de substâncias minerais.

Quimiossíntese, como as bactérias obtêm matéria orgânica sem a luz solar

Participam desse fenômeno as bactérias ferrobactérias, que oxidam o ferro. Mas têm também as sulfobactérias, que oxidam o enxofre, além das nitrobactérias, oxidantes do nitrogênio, e muitas outras. Nesse processo se dá a produção de matéria orgânica a partir do gás carbônico, água e outras substâncias inorgânicas.

A Quimiossíntese é essencial na manutenção do ciclo do nitrogênio. Esse elemento químico é então fixado no solo ou nas plantas, com isso auxiliando na manutenção da vida.

Quais agentes participam da Quimiossíntese?

A realização da Quimiossíntese depende das bactérias quimiossintetizantes, isto é, capazes de obter alimento através de processos químicos.

As chamadas sulfobacterias realizam seu metabolismo por meio da oxidação de compostos de enxofre. São exemplos de participantes desse processo a Beggiatoa e a Thiobacillus.

Quimiossíntese, como as bactérias obtêm matéria orgânica sem a luz solar

Já as bactérias Nitrosomonas e Nitrobacter, que podem ocorrer no solo, reciclam o nitrogênio. Esse papel por elas desenvolvido é essencial para a vida, uma vez que movimenta o Ciclo do Nitrogênio.

Há também as bactérias conhecidas por se alimentarem de ferro, ou seja, causam a oxidação do ferro ferroso dissolvido. São exemplos dessa espécie: Thiobacillus ferrooxidans e Leptospirillum ferrooxidans.

De que forma se dá a Quimiossíntese

A quimiossíntese se divide em duas etapas. Na 1ª Etapa, a oxidação das chamadas substâncias inorgânicas libera prótons e elétrons. Desencadeiam-se então a fosforilação do ADP em ATP e a diminuição do NADP+ em NADPH.

Começa assim a fase posterior, onde se aproveita a energia ministrada por dadas reações químicas de oxirredução ocorridas no meio. Esquematizando: Composto Inorgânico + O2 → Compostos Inorgânicos oxidados + Energia Química.

Quimiossíntese, como as bactérias obtêm matéria orgânica sem a luz solar

Na 2ª Fase se dá o que se chama de etapa escura da fotossíntese. Nela, a redução de dióxido de carbono leva à síntese de substâncias orgânicas. Isso acontece através do processo de oxidação das substâncias inorgânicas. É que as bactérias conseguem energia bastante para diminuir o gás carbônico.

Elas retêm e depois fabricam substâncias orgânicas, as quais podem ser utilizadas na produção de outros compostos. Podem usá-las, igualmente, no seu próprio metabolismo. Esquematizando: CO2 + H2O + Energia Química → Compostos Orgânicos + O2

Leia também sobre a fotossíntese, o que é, como acontece, reações, etapas e finalidade.

Fonte: Brasil Escola, Wikipédia, Stoodi, Info Escola, Só Biologia, Toda Matéria, Quero Bolsa, Escola Kids, Biologia Net, Descomplica, Todo Estudo, Mundo Educação, Alunos Online.

Fonte das imagens: Doc Player, YoutubeOficina de Biologia, Ser Masa.