História

Questão Christie: o que foi esse impasse entre Brasil e Inglaterra?

A Questão Christie foi resultado de um grande descontentamento do Brasil com os ingleses e levou o Império a vencê-los num tribunal internacional.

Atualizado em 28/12/2019

A Questão Christie foi um embaraço diplomático que se deu entre o Império do Brasil e o Reino Unido, entre os anos de 1862 e 1865.

Brasil e Inglaterra não se entendiam bem no transcorrer do século XIX, posto que muitos interesses brasileiros foram prejudicados. Quando os ingleses intervieram no tráfico de escravos, por exemplo, afetaram bastante nossa economia.

Alguns incidentes com embarcações britânicas e a empáfia dos marinheiros ingleses levaram à Questão Christie. Houve então o rompimento de relações diplomáticas e o caso foi levado a um tribunal internacional.

O Brasil venceu a Questão Christie da Inglaterra num tribunal internacional

Contexto Histórico

A Grã-Bretanha foi a maior traficantes de escravos de toda a História, só que começou a combater esse tipo de comércio. É que ela desejava ampliar seu mercado consumidor e por isso não se interessava mais por escravos.

Foi então publicada a lei chamada Bill Aberdeen, que vetava o tráfico de escravos entre África e América. E ainda ia mais longe ao autorizar a marinha britânica a tomar navios com escravos a bordo destinados ao Brasil (1845).

Para evitar conflitos com a Grã-Bretanha, foi aprovada no Brasil a Lei Eusébio de Queirós. Essa alteração na legislação brasileira proibia o tráfico de escravos, porém desagradava o povo brasileiro.

Essa ingerência inglesa nas questões internas brasileiras fez crescer a antipatia dos brasileiros e foi o início dos conflitos.

O Brasil venceu a Questão Christie da Inglaterra num tribunal internacional

O navio naufragado e os ingleses presos

No dia 7 de junho de 1861, o navio britânico Prince of Walles encalhou na praia de Albardão, no Rio Grande do Sul. Ocorre que a carga foi saqueada e a tripulação encontrada morta na praia.

Então o embaixador William Christie enviou a Dom Pedro II um ultimato de desculpas e ainda requeria indenização. O Império brasileiro respondeu que não tinha responsabilidades sobre o ocorrido com o navio naufragado.

Não bastasse isso, em 1862, marinheiros ingleses desobedeceram ordem de se identificarem por militares brasileiros. Houve então uma luta generalizada e os ingleses foram presos.

Diante desses dois acontecimentos, o embaixador inglês chamado William Douglas Christie criou um incidente internacional. Ele culpou o Brasil pelo naufrágio e impôs indenização pela carga sumida, além de exigir punição dos militares que prenderam os ingleses.

A invasão e a corte internacional

Como Dom Pedro II se negasse a cumprir as exigências britânicas, o embaixador britânico deu o troco.

Em novembro de 1862, cinco navios de guerra da esquadra britânica cercaram o Rio de Janeiro. Eles prenderam cinco navios mercantes brasileiros e exigiram uma indenização de 3.200 libras esterlinas.

Para resolver o impasse, Dom Pedro II foi a uma corte de mediação internacional e peticionou contra seu ofensor. Foi escolhido o Rei Belga Leopoldo I para mediador. Mas o Imperador do Brasil, achando que ia perder, revolveu pagar a indenização, embora sob protestos generalizados.

Só que o Brasil teve ganho de causa e então exigiu dos ingleses o dinheiro de volta e um pedido de desculpas. Não obteve nenhum dos dois e então, em 25 de maio de 1863, rompeu relações diplomáticas com a Grã-Bretanha.

O Brasil venceu a Questão Christie da Inglaterra num tribunal internacional

A Guerra do Paraguai muda tudo

Em 1864, a Inglaterra procurou o Brasil para tentar um novo acordo, mas o Império estava irredutível nessa questão.

Por outro lado, o Brasil percebeu que precisava se armar melhor, pois tinha um exército ineficiente e uma fraca marinha. Com isso começou o país a crescer militarmente, precauções que serviram na Guerra do Paraguai, que começou em 1864.

Interessados em financiar o Império nesse conflito de larga escala, os ingleses dão o primeiro passo na reaproximação. Então aceitam os termos que o juiz arbitral impôs e assim se encerrou a Questão Christie.

O Brasil tomou empréstimos ingleses para financiar o conflito contra os paraguaios. No dia 23 de setembro de 1865, ingleses e brasileiros se reuniram e puseram fim aos incidentes.

Muito interessante saber mais sobre a Questão Christie, você não acha? Pois então não deixe de ler também a respeito da Guerra do Contestado, o conflito que desafiou a República Velha.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, História do Brasil, Educação, Brasil Escola, Mundo Educação, História de Tudo, Cola da Web, Alunos Online.

Fonte das imagens: Wikipédia, Wikipédia, Gente de Opinião, História de Tudo.