História

Quem foram os etruscos e como eles influenciaram Roma antiga?

Os Etruscos eram um povo mercador e muito hábil na arquitetura e nas artes, além de ter servido de base para a criação da sociedade romana na Antiguidade.

Atualizado em 31/12/2019

Os Etruscos povoaram a Península Itálica a partir do século IX a.C., portanto antes mesmo de Roma.

Eram povos mais avançados que os demais, com cultura própria que se destacava, além de se sobressaírem no artesanato e escultura. Os Etruscos também tinham considerável conhecimento de arquitetura e engenharia.

Ele formavam uma das mais fortes civilizações da Antiguidade, sendo temidos e respeitados por muitos povos.

Você sabia que os Etruscos influenciaram a sociedade romana antiga?

Uma sociedade com participação feminina

Os Etruscos viveram na Etrúria, região da Península Itálica, atualmente equivalente à atual Toscana. Ali fundaram cidades-estado com cultura e costumes próprios, como foram as gregas. Além disso sua sociedade era urbana e voltada para o comércio.

Possuíam fortes exércitos e uma magnífica frota naval, que lhes permitia controlar uma ampla rede de comércio. Eles negociavam seus produtos desde a Península Ibérica e Gália até a Anatólia, o Levante e o norte da África.

Um fator que diferenciava os Etruscos dos demais povos da época era a participação feminina na vida pública. Não havia diferenciação entre mulher e homem nas questões do dia a dia e a vida social era bem equilibrada no critério gênero.

Na pirâmide social, havia um monarca absolutista, na camada de baixo existia a aristocracia e, na sequência, os artesãos e comerciantes. Na base da pirâmide restavam apenas os escravos, embora em outras culturas as mulheres também estavam aí.

Os Etruscos possuíam uma economia agrícola, mas também mineravam, fundiam os metais e os vendia nas tantas rotas comerciais. Eles eram politeístas, destacando-se os deuses Tínia, Uni e Menrva. E seu alfabeto se diferenciava de todos já existentes.

Você sabia que os Etruscos influenciaram a sociedade romana antiga?

Arte Etrusca

Os Etruscos eram grandes artesãos e escultores, posto que fabricavam seus produtos para vender nas viagens que empreendiam. Há diversos achados arqueológicos que comprovam sua habilidade em vasos e potes. Há também brincos, braceletes e colares, além de muitas esculturas.

Foram os grandes arquitetos da Antiguidade, visto que deixaram templos, túmulos, necrópoles, muralhas, pontes de pedra e por aí vai. Muitas dessas obras com afrescos nos tetos e paredes.

A convivência entre os Etruscos e os Romanos

Os Etruscos influenciaram demais a sociedade de Roma, principalmente pelas trocas comerciais e culturais. Eles também fizeram muitas obras públicas ali, como pontes e portões fabulosos, além de canais de drenagem das zonas baixas.

Sua relação com Roma sempre foi ambígua, pois num momento estavam em paz e noutra guerreavam por vários motivos. Mas a cada reaproximação, eles se fundiam cada vez mais com a sociedade romana.

Você sabia que os Etruscos influenciaram a sociedade romana antiga?

No século III a.C., os romanos venceram todas as guerras na região e se consolidaram como uma potência. Com suas cidades-estados em constante desunião, os Etruscos foram absorvidos pelos romanos, até desaparecerem como nação autônoma.

As famílias patrícias de Roma sentiam orgulho se casar com a aristocracia Etrusca, que era bem mais antiga e respeitada pela distinção de seus membros. Até o Imperador Júlio César afirmou descender dos Etruscos.

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre os Etruscos? Então não deixe de ler também sobre o fim do Império Romano e os papel dos bárbaros nessa história.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Historiazine, Toda Matéria, Wikilivros, Sua Pesquisa, Infopédia, Roma em Português, Aula Zen!.

Fonte das Imagens: Youtube, Sonhos na Itália, Wikipédia, Historiazine.