Tudo que ocupa espaço e possui massa é denominada de átomo. Ou seja, as menores partículas de um elemento químico existente. Assim, em cada átomo há a presença de elementos como o próton. Logo, é caracterizado por ser uma pequena partícula que faz parte do átomo. Além disso, quando o próton não tem ligação com o elétron ele é chamado de próton livre.
Também chamado de protão, o próton foi descoberto por Ernest Rutherford, no início do século XX. É formado por três subpartículas, denominadas de quarks. Dessa forma, quando se tem dois quarks a classificação é do tipo up, enquanto um quark representa o tipo down. Nesse sentido, a carga do próton é positiva, sendo de 1,6 x 10-19C.
Dessa forma, o próton se encontra no interior do átomo junto com outra pequena partícula, o nêutron. Logo, o nêutron possui essa classificação por ser neutro e não possuir carga. Há ainda, no interior de um átomo, os elétrons que possuem carga negativa.
Próton e o número de Massa (A)
Em relação à massa das partículas que compõem o átomo, próton e nêutron possuem massa semelhante. Enquanto isso, o elétron se diferencia bastante desses valores. Sendo assim, a massa do elétron é considerada insignificante já que os prótons possuem massa maior.
Nesse sentido, para que os cálculos sejam realizados é necessário somar os valores dos prótons e dos nêutrons. Assim, como resultado, teremos o número da massa atômica,ou seja, o valor de A.
Observe a fórmula: A = p+ + n
Número Atômico (Z)
Neste caso, o que determinará o valor do número atômico é o número de prótons nos elementos químicos. Assim, elementos que possuem em sua composição o mesmo número de prótons recebem a denominação de isótopos.
Em síntese, ao analisar a estrutura atômica de um átomo é possível notar que o número de prótons e elétrons é o mesmo. Por esta razão, a quantidade de cargas positivas e negativas existentes no interior do átomo será a mesma.
Nesse sentido, quando um átomo perde elétrons ele fica, consequentemente, com carga positiva maior. Logo, os átomos com carga positiva maior são denominados de cátions. Por outro lado, quando o átomo perde prótons, a denominação passa a ser de ânions.
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir quais são as Leis de Newton e quem foi Albert Einstein
Fontes: Toda Matéria, Brasil Escola
Fonte imagem destaque: Quanta Magazine