A adição é uma das quatro operações essenciais do estudo da Matemática e, portanto, possui algumas propriedades que tornam mais fácil seu entendimento.
Mas por que é importante estudar sobre a adição? Bem, é por meio dela que sabemos quanto custa uma compra no supermercado, se fomos aprovados em determinada matéria da escola ou da faculdade e em inúmeras outras situações.
Em outras palavras, a adição nos ajuda a entender e resolver desafios do dia a dia. Popularmente, ela é chamada de soma e tem como sinal indicativo o +.
Propriedade comutativa da adição
Essa é uma das propriedades mais conhecidas. Você certamente já deve ter ouvido a frase “a ordem dos valores não altera o resultado”. Pois esse ditado está correto e faz parte do conceito da comutatividade. Ou seja, tanto faz você somar seis com dois quanto somar dois com seis. O resultado será sempre oito.
No exemplo da imagem abaixo, temos três pares de somas que se invertem, porém formando sempre o mesmo resultado.
Cinco mais dois e dois mais cinco resultam sempre na resposta sete. Por sua vez, seis mais dois e dois mais seis tem como resposta oito. Por último, cinco mais zero e zero mais cinco têm um resultado em comum: cinco.
Propriedade associativa da adição
Essa propriedade diz que as parcelas de uma adição podem ser trocadas de ordem e, mesmo assim, não sofrem alteração.
Por exemplo, a soma de (4+2) + 6 pode ser representada igualmente dessa outra forma 4 + (2+6). Neste caso, não houve alteração no resultado, que é doze nas duas opções.
Contudo, a regra dos parênteses deve ser respeitada a fim de que não atrapalhe o cálculo de outras operações, como a multiplicação e divisão.
Elemento neutro
Posteriormente, a propriedade do elemento neutro diz que o número 0 não provoca qualquer alteração em uma soma, já que qualquer número adicionado a ele tem como resultado o próprio número inteiro.
Fechamento
A última propriedade da adição garante que dois números naturais ou mais, em uma adição, tem como resultado sempre outro número natural.
Os três exemplos acima ilustram bem o que diz essa propriedade. Dois mais um resulta em três, sendo os três participantes números naturais. Em seguida, cinco mais quatro tem nove como resultado, sendo todos também números naturais.
Por último, oito mais três têm como resultado o algarismo onze. Todos são números naturais.
Lembrando que números naturais são todos aqueles inteiros positivos ou não-negativos, incluindo o zero.
Gostou da matéria? Confira mais sobre as Propriedades da multiplicação.
Fontes: Matemática Básica, Khan Academy, Escola Kids Uol,
Imagens: EF English Live, Nova Escola, RTP Ensina, Sciences World, Ler e aprender.