Matemática

Prismas – Geometria espacial, composição, nomenclatura e classificação

Os prismas são sólidos geométricos que fazem parte dos estudos de geometria espacial, caracterizado bases poligonais congruentes e paralelas.

Atualizado em 13/05/2020

Prismas são todos os poliedros convexos, onde duas de suas bases estão em planos paralelos. As outras faces laterais, que os compõem, também estão em paralelogramos (como podemos ver na figura abaixo). Os estudos prismáticos fazem parte de uma matéria da matemática que se chama geometria espacial.

O que rege os polígonos são suas bases, por que é por meio delas que se sabe como seus cálculos serão feitos e quais são suas nomenclaturas. Dentre todas as figuras geométricas existentes, algumas delas são: tetraedro, dodecaedro, octaedro, icosaedro, pirâmide, cubo e o prisma.

Nomenclatura do prisma

Prismas - geometria espacial

Primeiramente. como foi dito, os primas dependem de suas bases para serem nomeadas. O prisma triangular possui a base em forma de triângulo e 3 lados. A quadrangular tem sua base com formato de quadrado e possui 4 lados. Por outro lado, a pentagonal possui a base em forma de pentágono e no total são 5 lados iguais.

Além disso, o prisma hexagonal tem a base no formato de hexágonos e 6 lados iguais. Já o heptagonal tem bases de heptágonos, isto é, com 7 lados semelhantes. Por fim, os primas com bases octogonais trazem 8 lados em seu total de lados. Caso tenha alguma dúvida, quanto as formas geométricas é só observar na figura acima.

Classificação dos Prismas

Prismas - geometria espacial

Contudo, além de termos em conhecimento suas bases, os primas também classificações necessárias de se ter em mente e elas são: Retos, oblíquos e regulares:

Os prismas retos tem arestas com o ângulo lateral a exatamente 90º perpendiculares as suas bases. Os oblíquos é diferente do anterior, há uma inclinação relativa a sua base. O último é regular tem sua base poligonal, ou seja, com todos os lados iguais.

Paralelepípedos

Sabe aqueles asfaltos feitos com vários bloquinhos iguais e que quando passamos sentimos uma trepidação? Então, esse bloquinho são poligonais, porém achatados. Este primas quadrangular é chamado de paralelepípedo e são sólidos geométricos tridimensionais.

Elementos do prisma

Prismas - geometria espacial

Por fim, vamos recapitular o que vimos até agora. Para se formar um primas, figura geométrica poligonal, são necessários 3 elementos fundamentais em sua composição. Os bases, isto, as partes que são determinadas por diversos formatos diferentes e as faces que são lados totalmente iguais refletidas entre si.

As quantidades das face serão definidas de acordo com o formato de suas bases podendo chegar até 8 lados. E por último e não menos importante para acrescentarmos aos nosso conhecimento é a altura. Essa medida está relacionada a distância entre as bases e pode ser facilmente calculada.

Uma curiosidade para não perder tempo é que a medida da altura no prisma de 90º define também a aresta lateral. Simples assim! Agora que você já consegue identificar quais são essas formas geométricas observe bem ao seu arredor, porque estamos completamente circundados por essas belezinhas.

Por fim, leia também sobre o Cilindro, o que é? Definição, cilindro reto e oblíquo, volume e fórmulas

Fonte: Toda matéria, Infoescola, Brasil escola. Matika, Educa Mais Brasil.

Imagem de destaque: Vecteezy