Prefixo e sufixo são morfemas utilizados dentro da língua portuguesa para compor novas palavras com novos significados. Também chamados de afixos, estes morfemas são bastante utilizados na composição de palavras que passam a ter um significado diferente.
Basicamente, o prefixo é o morfema que vem antes de um radical e o sufixo é aquele que vem depois do radical. Por exemplo, na palavra contradizer temos o radical, que é dizer, e o contra se caracteriza como o prefixo do radical, tornando a palavra com um significado diferente.
Por outro lado, na palavra decrescer temos escer como sufixo do radical crescer, assim como no exemplo trovejar (sufixo: ejar) e em pugilismo (sufixo: ismo). Em todos os casos, o prefixo e sufixo funcionam como transformadores das palavras, quando adicionados na frente ou no final de cada radical.
Prefixo e sufixo
Na língua portuguesa, prefixo e sufixo são morfemas, também chamados de afixos, que possuem a função de transformar um radical, ou seja, uma palavra, em outra palavra com significado diferente.
Em síntese, o prefixo é colocado antes de um radical e o sufixo é colocado no final do radical. Alguns exemplos de ambos os morfemas são:
- trovejar (sufixo: ejar)
- Antivírus (prefixo: anti)
-
Hipertensão (prefixo: hiper)
- Desacelerar (prefixo: des)
Prefixos
O prefixo e sufixo possuem significados diferentes. Os prefixos, também chamados de afixos, são morfemas que, ao serem colocados na frente de um radical, transformam o sentido da palavra, mas mantém a mesma classe gramatical. Na língua portuguesa, os prefixos possuem origem grega ou latina.
Alguns prefixos latinos são: ab – , ante -, contra -, pos -, semi -, dentre outros. Com estes prefixos é possível formar as seguintes palavras: abdicar, antepor, contradizer, posterior e semicírculo.
Já alguns dos prefixos gregos são: anti -, cata -, epi -, eu -, hiper -, para -, pro -. Com estes sufixos podemos formar as seguintes palavras: antipatia, cataclismo, epílogo, eufonia, hipertensão, paralelo e prólogo.
Sufixos
Dentro da denominação de prefixo e sufixo, os sufixos, assim como os prefixos, são morfemas e afixos que mudam o sentido de uma palavra ao transformar o seu radical. Sendo assim, os sufixos são postos sempre no final do radical e formam uma palavra diferente, com significado diferente, e em alguns casos, com uma diferente classe gramatical.
Além disso, os sufixos são classificados de três formas: nominais, verbais e adverbiais. Os sufixos nominais, classificados em aumentativos e diminutivos, assim como o nome sugere, são aqueles que dão nome a algo, ou seja, quando formam substantivos e adjetivos.
Em outras palavras, possuem significado de qualidade, lugar, ciência, etc. Por exemplo:
- causador (sufixo: dor)
- credibilidade (sufixo: dade)
-
principado (sufixo: ado)
-
geometria (sufixo: ia)
-
sagaz (sufixo: az)
- Pedrinho (sufixo: inho)
- grandalhão (sufixo: alhão)
Por outro lado, o sufixo verbal é aquele que transforma a palavra em verbo, após ser colocado no final do radical. Por exmplo:
- folhear, espernear (sufixo: ear)
- bebericar (sufixo: icar)
- amanhecer, anoitecer (sufixo: ecer)
Por fim, dentro da denominação de prefixo e sufixo, o sufixo adverbial transforma a palavra, após ser posto no final do radical, em um advérbio. Normalmente, as palavras transformadas por estes morfemas terminam sempre com o sufixo – mente. Por exemplo:
- Calmamente.
- Possivelmente.
- Tranquilamente.
- Agitadamente.
- Antigamente.
Processo de formação das palavras – prefixo e sufixo
Em síntese, as palavras são formadas a partir de dois processos que envolvem o prefixo e o sufixo. Estes processos, chamados de derivação e composição, formam as palavras por meio de ou mais radicais.
Dessa forma, no caso da derivação, as palavras são formadas por meio de um radical. A formação, neste caso, pode ser por meio do acréscimo de um prefixo ou de um sufixo, que vai transformar o sentido da palavra, porém a deixando na mesma classe gramatical.
Dentro da derivação, temos o processo de prefixação ou de sufixação. Basicamente, a prefixação é quando adicionamos prefixos antes da palavra principal, ou seja, antes do radical.
Por outro lado, a sufixação é quando adicionamos o sufixo no final do radical, transformando assim a palavra original.
Então, o que achou da matéria sobre prefixo e sufixo? Se gostou, confira também o que é Intertextualidade e Acentuação Gráfica.
Fontes: Educa mais Brasil, Toda Matéria, Blog do Enem e Todo Estudo
Imagens: Guia Estudo, Mostra sua Língua e Pinterest