A Pré-história é o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior a 4.000 a.C., já que é aproximadamente o ano que se desenvolveu a escrita cuneiforme.
A termo Pré-história quer dizer, obviamente, um período anterior à História. A criação da terminologia foi por historiadores do século XIX, pois eles consideravam que, para se falar de História era necessário a escrita.
Atualmente há uma certa controvérsia sobre isso, já que na atualidade há diversos povos que não têm escrita. Estariam eles vivendo na Pré-história?
A divisão da Pré-história
Há diversos vestígios deixados pelo homem no período e que são fontes históricas. Tratam-se de pinturas rupestres, sítios arqueológicos, ossadas, fósseis, entre outros, que possibilitaram dividir a Pré-História em dois períodos.
A Pré-História se divide em dois grandes períodos, a saber: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.
A Idade da Pedra vai do aparecimento dos primeiros hominídeos até 10.000 a.C.. E para fim de estudo também se divide, a saber, em: Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.) e Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.).
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C.).
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
Nesta época, o ser humano habitava cavernas e era nômade, posto que não dominava sequer o fogo. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias migravam para outro local.
Viviam da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos de pedra ou de pedaços de ossos.
Nesta fase, a comunicação era em linguagem pouco desenvolvida, além disso sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres, em que se externava sentimentos e preocupações cotidianas.
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida
Foi nesse período que o homem aprendeu a dominar o fogo e isso foi um grande salto para seu desenvolvimento e sobrevivência. Ele pôde assar, afastar predadores e obter calor no frio.
Também foi aqui que ocorreu o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais, bem como se diminuiu a dependência da natureza. Com esses avanços foi possível a sedentarização, sendo que a habitação fixa se tornou uma necessidade.
A pedra, depois de lascada, era esfregada no chão ou na areia até ficar polida. Fabricaram potes de cerâmica para guardar o excedente da produção agrícola. Fabricaram tecidos de lã e linho.
Surgiu também a organização social com base em laços de sangue, idioma e costumes, assim como dividida em diferentes camadas sociais.
Idade dos Metais
O desenvolvimento de técnicas de fundição de metais possibilitou o abandono progressivo dos instrumentos de pedra. O primeiro metal a ser fundido foi o cobre e depois o estanho. Da fusão desses dois metais surgiu o bronze, mais duro e resistente.
Com o bronze foram feitas espadas, lanças etc. Por volta de 3000 a.C. já se produzia bronze no Egito e na Mesopotâmia.
A metalúrgica do ferro é posterior. Tem início por volta de 1500 a.C., na Ásia Menor. Por ser um minério mais difícil de ser trabalhado difundiu-se lentamente.
Em razão da sua superioridade para a fabricação de armamentos, o ferro contribuiu para a supremacia dos povos que souberam utilizá-lo com essa finalidade.
Curiosidade sobre a arte na Pré-história
No Período Paleolítico a arte era realizada nas cavernas ou próximo e eram chamadas de arte parietal e arte rupestre.
A arte no Período Neolítico era fora das cavernas. Mas o material era a pedra polida e com fio de corte, apresentando formas geométricas.
Na Idade dos Metais a arte se aperfeiçoou. Faziam um molde de cera, cobriam com barro, que era esquentado e derretia a cera. Depois derramavam um metal derretido em um orifício e, após esfriar, quebravam o molde e a escultura estava perfeita.
É bem interessante ler sobre a Pré-história, não é mesmo? E se você gostou, não deixe de ler também sobre a Crescente Fértil, onde o homem deixou de ser nômade, inventou a escrita e a matemática.
Fonte: Info Escola, História do Mundo, Sua Pesquisa, Toda Matéria, Mundo Educação, Só História.