A lua é atraída para o campo gravitacional da Terra, que por sua vez atrai qualquer tipo de massa para o centro dela. Então, por que a lua não cai no Planeta? Essa é a pergunta que você já deve ter feito a si mesmo enquanto olhava pro céu ou alguém deve ter te questionado, mas não soube responder.
Por ser enorme e possuir uma grande quantidade de massa ela deveria cair mesmo. No entanto, a velocidade de translação dela de 3700 quilômetros por hora faz com que ela fique em uma queda infinita, mas sem se chocar com terra por conta da gravidade. É como se a lua sempre caísse na horizontal. Por conta disso, ela da sequências de volta ao redor da Terra.
Sendo assim, o corpo massivo da Lua não pode cair sobre o Planeta porque mantém a alta velocidade infinitamente. Isaac Newton explica através da Lei Gravitacional que quando isso acontece qualquer objeto lançado com muita rapidez pode entrar em órbita.
Teoria de Newton sobre o Por que a “Lua não Cai na Terra?”
Segundo Isaac Newton, com o lançamento de qualquer objeto em órbita em grande velocidade vai se fazer um movimento curvo.
O motivo disso é porque a Terra é redonda, ou seja, o artefato lançado irá acompanhar a curvatura do planeta. E curiosamente voltará para o mesmo lugar de onde houve, inicialmente, o lançamento. E esse é um dos motivos do porque a lua não cai.
Satélite em órbita
A lua é o satélite natural da Terra. Seguindo essa ideia, um dos objetos lançados em órbita foi satélites artificiais. E eles não caem na terra pelo mesmo motivo que a lua na cai. Com o auxílio de foguetes, a máquina é empurrada a uma grande velocidade que permite girar em torno do planeta.
Fontes: O Sollo, Brasil Escola
Imagens: Notícias ao Minuto, Pinterest, YouTube