A poeira, nada mais é do que uma partícula sólida que foi produzida através de um conjunto de pequenas partículas. No caso da poeira doméstica, é uma mistura de pele morta, fibras, terra e outras substâncias. Certamente, o tamanho e a procedência da poeira é essencial para saber se trata-se de uma partícula prejudicial a saúde.
Os tipos mais perigosos são aquelas partículas muito pequenas, quase invisíveis. Pois, esse tipo de poeira pode ser inalado e se instalam na região alveolar, onde ocorre as trocas gasosas do nosso corpo. Assim, essas poeiras respiráveis se tornam prejudiciais, pois diferente da normal, o nosso corpo não possui meios de defesa contra elas.
Ou seja, existem poeiras com partículas de dimensões distintas,não sendo apenas aquelas poeiras domésticas que podemos ver.
Tipos de poeira
- Nanomateriais: Este tipo de partícula é extremamente perigosa, pois podem ser absorvidos na corrente sanguínea através da pela e também pela membranas pulmonares, através da respiração. Inegavelmente, é uma partícula considerada perigosa independente da sua composição.
- Poeiras tóxicas: Normalmente, esse tipo é produzido quando se trabalha com substâncias tóxicas. Para exemplificar, podemos citar substâncias como o mercúrio, chumbo, crómio e entre outros. Caso seja inspirada, pode danificar os pulmões e entrar na corrente sanguínea, assim irá se espalhar por todo o corpo.
- Poeiras incomodativas: Pode ser produzida pelo manuseio de materiais como farinha, açúcar, cimento, grãos de café e chá, entre outros. De certa forma, não é prejudicial. Entretanto, em forma concentrada e grandes quantidades pode se tornar prejudicial.
- Poeiras inflamáveis: Deslocam-se pelo ar e podem se tornar inflamáveis subitamente, a partir de uma faísca ou fogo. Raramente iremos nos deparar com esse tipo de poeira.
Poeiras inaláveis e respiráveis
Decerto, a diferenciação entre poeira inalável e respirável tem como critério o tamanho da sua partícula. A partícula inalável é capaz de penetrar o nariz e a boca, entretanto ela é retida nas passagens nasais e vias aéreas superiores. Ou seja, o corpo humano possui uma defesa contra esse tipo natural.
Já a respirável, representa um perigo para os humanos, uma vez que por ter um tamanho extremamente pequeno, ultrapassa as vias aéreas e se aloja na região alveolar, indo além dos brônquios. Existindo um perigo maior, pois o organismo não tem um meio de defesa contra esse tipo de partícula.
Poeira doméstica
A saber que a a maior parte da poeira doméstica é uma mistura que inclui pele morta, fibras, terra e partículas trazidas pelo vento. Podendo ainda conter fungos, restos de insetos, pelos de animais e por aí vai. Certamente, ela também pode contar com chumbo, arsênio e outras substâncias em sua composição. E inegavelmente, essa substâncias altamente prejudiciais são levadas para dentro de casa através do ar e do solo.
Alguns cientistas, para fazer uma análise completa da composição de poeiras domésticas, eles usaram um sistema capaz de rastrear as substâncias vindas do solo e do vento. Com isso eles tiveram a conclusão que mais de 60% vem de fora de casa, e estimaram que cerca de 60% do arsênio presente na poeira vem do arsênio presente no ar.
Danos causados pela poeira
Certamente, os danos causados pela exposição a poeira, difere-se de acordo com cada tipo de partícula. Pois, cada tipo de poeira tem suas particularidades e atua de maneira diferente no organismo humano. Além disso, para que algumas dessas partículas causem uma casual doença, é necessário um certo tempo de exposição.
Normalmente, a poeira causa danos noas vias respiratórias e pulmões. Entre as principais doenças, associadas á inalação de poeiras são:
Pneumoconiose benigna
Este tipo de doença é provocada pela instalação de poeiras nos pulmões e só passam a ser percebidas através de Raio-X. Não chega a ser uma doença que causa danos no tecido pulmonar, entretanto é uma pertubação associada a poeiras de metais.
Pneumoconiose
Esta é a nomenclatura dada a um grupo de doenças crônicas causada pela inalação de poeiras que tem em sua composição alguns minerais específicos. Entre essas doenças estão:
- Asbestose: Essa doença é causada pelas fibras de asbesto, causadora de insuficiência respiratória e até câncer bronquial quando inalada em excesso. Esse tipo de doença pode aparecer sintomas somente após 20 ou 30 anos.
- Silicose: É ocasionada pela exposição contínua à sílica. Quando inalada, a poeira sílica se instala noas alvéolos levando à uma fibrose irreversível, tornando a respiração mais difícil. Os sintomas são dificuldade em respirar, tosse contínua, fraqueza, dores no peito e sudorese noturna.
- Talcose: Doença causada pelas poeiras do talco, um mineral amplamente usado em várias indústrias, como cerâmica, papel, plásticos, pintura, construção e cosmética.
Pneumonite
Este tipo de doença tem como principal característica a inflamação dos tecidos pulmonares ou dos bronquíolos. Certamente, é uma doença causada principalmente por poeiras que contêm metais e sua gravidade varias de qual foi o metal inalado. Os metais principais da poeira que causam essa doença são o cádmio e o berílio.
Mesotelioma da pleura
Nomeação dada aos tumores dos pulmões, provocada principalmente pela exposição ao amianto.
Cancro do pulmão
Essa doença também pode ser causada pela exposição ao amianto.
O que fazer para diminuir o risco de doenças
Para todos os tipos de poeira, foram sugeridas pelas normas de saúde algumas taxas limites de exposição. Entretanto, é muito difícil ter um controle da fonte da poeiras, algumas medidas preventivas devem ser adquiridas, entre elas:
- O uso de aparelhos de proteção respiratória em casos de exposição frequente;
- Ter um controle de exposição;
- Fazer exames médicos periodicamente;
- Sair do local contaminado quando sentir algum tipo de sintoma.
Poeira combustível
Certamente, nunca imaginamos que ela seria capaz de criar uma atmosfera explosiva. São inúmeras as fibras geradas nos processos industriais que são capazes de criar essa atmosfera, como grãos, farinhas, açúcares, leite em pó, café moído, alumínio, titânio. Certamente, para que esse fenômeno ocorra, no processo chamado de Pentágono da explosão (dispersão de pó, fonte de ignição, confinamento, comburente e combustível) é preciso que as partículas sejam pequenas e precisam estar dentro do limite de explosividade.
Por fim, leia também nossa matéria sobre 17 dicas eficientes para se livrar da poeira de vez.
Fontes: Comissão europeia, Ambiente Brasil, Ciência hoje das crianças, Descomplica sms.
Imagens: Descomplica sms, Maid brigade, Correio do povo, EZTEC, Diamantino cravo, Saúde ocupacional, 2 quartos.