Oxirredução é caracterizada com a ação de perda e ganha de elétrons dentro de uma reação. Ou seja, é um processo em que, ao mesmo tempo que elétrons são perdidos, oxidação, também ocorre o ganho de elétrons, redução.
Dessa maneira, dentro da classificação da oxirredução, ocorrem diversas reações como a combustão, a corrosão e a fotossíntese, além de outros tipos. Nesse sentido, quando a reação de oxirredução ocorre dize-se que os elétrons estão migrando de uma espécie para a outra.
Essa migração de elétrons é possível por meio da corrente elétrica, ou energia elétrica, que ocorre entre as espécies. Assim, quando um elemento está perdendo elétrons temos um agente redutor. Nesse sentido, o elemento que passa pelo processo de oxidação é nomeado de agente redutor.
Oxirredução
Durante esse processo existe a troca de elétrons entre reações, ou seja, os elétrons não se perdem. Isso porque, de acordo com Lavoisier, “na natureza nada se perde, nem se cria”. Assim, dizemos que há a oxidação e a redução de elétrons.
Um exemplo dessa reação química pode ser observado na ferrugem. Isso porque, existe o ferro que sofre com a ação do ar úmido. Assim, quando os dois elementos entram em contato, um vai perder elétrons – no caso do ferro, enquanto o outro ganha elétrons.
O exemplo da oxirredução em relação ao ferro e o ar úmido pode ser representado da seguinte forma:
Semirreação de oxidação: 2Fe(s) → 2Fe2+(s) + 4e–
Semirreação de redução: O2(g) + 2H2O(l) + 4e– → 4OH–(aq)
Reação global: 2Fe(s) + O2(g) + 2H2O(l) → 2Fe(OH)2(s)
No caso citado, o agente redutor – o que perdendo elétrons, é o ferro, enquanto que o agente oxidante é o ar úmido, O2. A quantidade de elétrons ganhados ou perdidos pode ser representado por NOX, sendo a oxirredução a variação existente entre as reações de perda e ganho.
Dessa forma, podemos dizer que a oxidação causa o aumento do NOX, enquanto que a redução é responsável pela diminuição do NOX.
Áreas estudadas
A partir da oxirredução é possível estudar diversos fenômenos que ocorrem. Assim, algum deles são:
- Corrosão de metais;
- Número de oxidação (NOX)
- Balanceamento de reações de oxirredução;
- Proteção dos metais contra a corrosão.
O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que são elementos químicos e como ocorre a ligação covalente.
Fontes: Mundo Educação, Brasil Escola e Info Escola
Fonte imagem destaque: Global Color