Ciências

Osmose – O que é, como acontece na célula, funções e exemplos

Na osmose a água passa por uma membrana semipermeável sem esforço algum. Portanto há a ausência de gasto de energia nesse processo simples.

Atualizado em 09/03/2020

A osmose é processo físico da água se movimentar entre meios com diferente concentração de soluto. O líquido se desloca no interior celular entremeio a uma membrana semipermeável.

Nisso surge a pressão osmótica, que é aquela empregada pela água através da tal membrana. Na osmose a água se desloca do meio hipotônico, com menos soluto, para o hipertônico, com mais soluto.

Isso pode ser observado, na prática, quando a raiz da planta filtra a água. Igualmente na hemodiálise, o revestimento da mangueia consegue filtrar o sangue.

Conheça a osmose e saiba como é a movimentação da água na célula

A forma como a osmose se dá

No interior da célula, a água se desloca de um meio com maior concentração de soluto, para outro de menor. A separação entre ambientes se dá por meio de uma membrana que é semipermeável. Ela permite que apenas a água passe, com isso equilibrando a concentração da solução.

A osmose pode ser chamada de um processo passivo, posto que não acontece gasto de energia algum. A troca de solventes entre meios só cessará quando a pressão osmótica se estabilizar.

A circulação da água do local mais concentrado para o menor é natural, dando-se a osmose. A osmose tem um resultado positivo em animais e vegetais, posto que há a troca de nutrientes das células.

Conheça a osmose e saiba como é a movimentação da água na célula

Soluções: hipertônica, isotônica e hipotônica

Vale ressaltar que a osmose tem por fim estabilizar as concentrações entre a solução hipotônica e a hipertônica. O processo se repete até que se chegue a um equilíbrio satisfatório. Para que a harmonia seja alcançada, entretanto, existem alguns tipos de solução que merecem destaque.

A solução hipertônica mostra maior pressão osmótica, além de concentração de soluto. Nesse meio, a tendência das células é se encolherem, uma vez que perdem água.

Já na solução isotônica, há uma igualdade entre a pressão osmótica e a concentração de soluto, porquanto atingindo o equilíbrio.

Por fim, a solução hipotônica tem menor pressão osmótica e de concentração de soluto. Ressalte-se que uma célula mergulhada em meio hipotônico corre perigo, posto que pode inchar e se romper. É que o constante movimento de água em seu interior força sua membrana.

Considerações sobre a osmose

O soluto pode ser definido como qualquer substância possível de se diluir num solvente. Um exemplo clássico seria o açúcar dissolvido em água. Já a pressão osmótica é a força que a água propaga ao se deslocar.

Pode ocorrer também a osmose reversa, quando a água passa no sentido contrário ao da osmose. Essa movimentação vai da solução mais concentrada para a de menor concentração. Para que ocorra a osmose reversa, necessário que se aplique uma pressão superior àquela da osmótica natural.

Conheça a osmose e saiba como é a movimentação da água na célula

Dessa forma, já que a membrana semipermeável só deixa passar o solvente, que é a água pura, acaba retendo os solutos. Podemos exemplificar uma osmose reversa na dessalinização da água do mar, tornando-se doce.

Dá-se também a difusão pela passagem na membrana de minúsculas moléculas de gases e solutos dissolvidos em água. Numa situação assim, as moléculas de soluto passarão do meio mais concentrado para o menor concentração.

Pode ocorrer também a difusão facilitada. Ela é a passagem através da membrana de substâncias incapazes de dissolução em lipídios. Isso se dá com a ajuda de proteínas que facilitam a bicamada lipídica. Tal qual a osmose, a difusão é reconhecida como um transporte passivo, já que ocorre a favor de uma grandeza de concentração.

Exemplos de osmose

As raízes das plantas são membranas semipermeáveis por onde passa a água, porém retem sódio, glicose etc. E forte tem que ser a pressão osmótica, posto que a água tem que subir a todas as partes da planta.

O soro fisiológico tem que apresentar a mesma pressão do sangue humano. Isso facilitará a passagem das moléculas de água, já que precisam transitar dentro e fora das hemácias.

Conheça a osmose e saiba como é a movimentação da água na célula

Na hemodiálise, o sangue passa por um tubo com revestimento de uma membrana semipermeável. E ali ficam as toxinas que necessitam ser eliminados, o que é um processo de osmose.

Você vai se interessar em ler sobre as Briófitas, que plantas são essas e onde elas são encontradas?

Fonte: Sua Pesquisa, Só Biologia, Wikipédia, Brasil Escola, Infopédia, Stoodi, Mundo Educação, Significados, Dicionário Informal, Vestibular, Escola Kids, Blog do Enem.

Fonte das imagens: Wikipédia, Youtube, Significados, Intensivemed, Biomania.