Nitrocompostos é o nome dado para os compostos orgânicos da química que possuem um ou mais elemento do grupo funcional nitro (NO2) em sua estrutura. Em geral, são oriundos de reações de substituição.
Em suma, ocorre através de uma reação química entre o HNO3 (conhecido como ácido nítrico) e um alcano. Logo, o ácido perde um grupo hidroxila (OH) e o composto um hidrogênio. Por isso o nome de reação de substituição.
Além disso, posteriormente o composto perdido do grupo hidroxila e o hidrogênio se juntam formando uma molécula de água e o ácido do grupo NO2, ligado a um alcano ou aromático. Dessa forma, forma-se um nitrocomposto. Em suma, um nitrocomposto possui um ou mais NO2 conectados a um aromático ou alcano.
Os nitrocompostos costumam ser líquidos, insolúveis em água, densos e polares. Sendo que um dos mais famosos é o nitrobenzeno, que é representado por um líquido amarelo e é aromático. No geral, os nitrocompostos são reativos e, quanto mais NO2 eles possuem, mais explosivo o composto se torna.
Nomenclatura
A nomenclatura dos nitrocompostos seguem o padrão proposto pela IUPAC – União Internacional da Química Pura e Aplicada. Dessa forma, fica Nitro + prefixo + infixo + o.
É importante lembrar que o infixo é o tipo de ligação entre os carbonos (simples, dupla e tripla). Já o prefixo, é o número de carbonos existente na cadeia do nitrocomposto. Nesse ínterim, para dar o nome ao nitrocomposto, é bom começar numerando a cadeia, começando pelo carbono mais próximo do NO2.
Por exemplo:
- H3C – NO2 : Nitrometano;
- CH2 -H3C – NO2 : Nitroetano;
- H3C – CH2 – CH2 – NO2 : Nitropropano.
Nesse sentido, para classificar e nominar os compostos aromáticos a regra é a mesma. Nesse caso, vale lembrar que o nome de um anel aromático é benzeno. Logo, um anel aromático + um grupo nitro é denominado nitrobenzeno.
Propriedades
Entre as principais propriedades físicas dos nitrocompostos está a questão em que são líquidos viscosos e com um ponto de fusão e ebulição altos. Além disso, são mais densos que a água e insolúveis na mesma.
Os nitrocompostos são polares, por isso o tipo de força intermolecular que une as moléculas é o dipolo permanente. Quando são formados por uma cadeia alifática, que nada mais é do que uma cadeia carbônica aberta, não são venenosos e o odor é bom. Já no caso de cadeia aromática é o inverso, ou seja, nitrocompostos venenosos.
Utilidades dos Nitrocompostos
Há várias funcionalidades no nosso dia a dia para os nitrocompostos. Entretanto, são mais utilizados para fazer explosivos, corantes, agrotóxicos, solventes, fungicidas e entre outras coisas.
Como exemplo pode-se citar o trinitroglicerina (TNG), que é um explosivo e também pode ser utilizado como vasodilatador coronário. Outro exemplo é o ácido pícrico (2, 4, 6 – trinitrofenol), que é utilizado para criar um princípio ativo de pomada para queimaduras.
Em suma, os nitrocompostos são muito reativos e quanto mais grupos nitro estiver na estrutura mais forte o composto será.
Gostou da matéria? Então leia mais sobre: Ácidos carboxílicos, o que são? Definição, nomenclatura e reação química
Fontes: InfoEscola, Manuel da Química e Brasil Escola.
Imagens: Chemical Risk, Saber Enem e Mundo das armas