História

Neolítico, o que foi? História e características do período pré-histórico

Neolítico é o período histórico em que há o início da sedentarização e surgimento da agricultura, dando lugar à Idade dos Metais.

Atualizado em 25/01/2020

A Pré-História é dividida em dois grandes períodos classificados como Paleolítico e Neolítico. Dessa forma, o período Neolítico é aquele compreendido entre 10.000 a.C. e 4.000 a.C. Além disso, ficou conhecido como o período em que os humanos conseguiram dominar a prática da agricultura, além de domesticarem animais.

Assim, também chamado de “pedra nova” ou, até mesmo, Idade da Pedra Polida, o período Neolítico é classificado pelas técnicas desenvolvidas a partir do polimento de pedras. Com isso, os humanos podiam fabricar armas e utensílios utilizados no cotidiano.

Nesse sentido, após as descobertas da época, as formas de sobrevivência sofreram mudanças e avanços. Ou seja, se antes o que definia os primeiros seres humanos era o fatos de serem nômades, com as novas técnicas desenvolvidas eles passaram a ser sedentários. Isso porque, necessitam de lugares fixos para que os alimentos fossem cultivados.

História do período Neolítico

Os primeiros seres humanos dependiam da agricultura para a alimentação e sobrevivência. Assim, após técnicas serem desenvolvidas, era necessário que eles passagem mais tempo nas terras que ocupavam. Dessa forma, se tornando sedentários, podiam desenvolver outras atividades.

Neolítico, o que é? História e características do período pré-histórico
Divisão de trabalho durante o período Neolítico. Fonte: História Gondi

Dentre elas podemos citar a construção de casas, o trabalho com argila e barro. Além disso, havia a fabricação de tecidos e cestos, além de ferramentas feitas com pedras. Assim, toda a produção era voltada para o próprio sustento e sobrevivência do grupo de pessoas.

Nesse sentido, a utilização da pedra para construção de materiais servia para a caça, pesca, além do uso no cotidiano. Os materiais mais utilizados eram o silex e o quartzo, encontrados nos locais onde se alojavam. Além disso, da caça de animais, se aproveitava os ossos e marfim para construção de ferramentas e utensílios.

Avanços

Como a Pré-História é dividia em dois períodos, Paleolítico e Neolítico, o ponto que marca essa transição é o desenvolvimento da agricultura. Aqui, denominou-se Revolução Agrícola quando os seres humanos desenvolveram técnicas de observação dos fenômenos naturais, como a germinação.

Neolítico, o que é? História e características do período pré-histórico
Casas construídas no período Neolítico após desenvolvimento da agricultura. Fonte: História Gondi

Outro ponto marcante de um período para o outro foi a transição da prática nômade para o sedentarismo. Isso porque, para que a agricultura pudesse se desenvolver, era preciso que as pessoas se fixassem em determinados locais. Ou seja, era necessário tempo para que os alimentos fossem produzidos. Além disso, antes das plantações, o solo precisava ser preparado para, então, o processo de plantio e colheita fosse feito.

Gostou da matéria? Então corre pra conferir esses outros textos sobre quem foram os Gauleses e os Maias

Fontes: Brasil Escola, Brasil Escola, Só História

Fonte imagem destaque: História de tudo

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.