Assim como todos os corpos celestes que estão no universo, o planeta Terra não está estático. Basicamente, ele faz inúmeros movimentos, o que envolvem em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o todo o universo. Logo, estudar os movimentos da Terra significa entender a vida do espaço sideral.
Parece bizarro pensarmos que nosso planeta está o tempo todo em movimento, afinal não sentimos nada. Entretanto, por mais que não sentimos diretamente. Basicamente, há dois movimentos da Terra que atingem notoriamente nossas vidas.
Principais movimentos da Terra:
1. Rotação
A princípio esse é um dos movimentos da Terra responsável pelo dia e pela noite. Para entendermos bem, é o giro que o planeta faz ao redor de si mesmo. Isto é, ao redor do seu próprio eixo.
Basicamente, se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste e tem a duração de 24 horas. Por isso que ocorre a sucessão de dias e noites, devido a luz solar que vai progressivamente iluminando diferentes áreas da superfície terrestre.
Além disso, ao longo do ano, a iluminação do sol não é igual em todos os pontos do planeta Terra. Devido ao eixo imaginário, o qual a Terra faz sua rotação, que tem uma inclinação de 23°27’, em relação ao plano da órbita do planeta.
Vale lembrar que esse movimento é que garante que o Sol seja referência de posição. Aliás, há milhares de anos, o Sol é observado de acordo com seu movimento aparente, por conta da direção em que ele aparece. Basicamente, ele nasce ao leste e se põe no Oeste.
2. Translação
Primeiramente, esse movimento é responsável pelas estações do ano. Essencialmente, é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol, juntamente com todos os outros planetas.
Explicando melhor, é aqui que Terra percorre uma órbita de forma de elipse, em uma velocidade de 107.000 Km/h, gastando 365 dias, 5 horas e 48 minutos.
Como sabemos, esse tempo chamamos de “ano” e ao longo disso vivemos cada estação do ano. Devido a inclinação do planeta. Além disso, ainda tem a sucessão do solstício e do equinócio.
Vamos entender bem do que se trata essas fases do ano:
Estações do ano
A forma como marcamos as estações do ano é de acordo com a intensidade que os raios solares atingem o planeta Terra em seu movimento de translação. Além disso, as datas que limitam uma estação da outra são chamadas de equinócio e solstício.
Aqui usamos como referência a linha do Equador. Basicamente, observando onde e com que intensidade os raios solares tocam a superfície terrestre.
Linha do Equador
De acordo com a linha do Equador, que é uma linha imaginária que divide o planeta em hemisfério Norte e hemisfério Sul. Quando no Sul é verão, no Norte é inverno. Que por sua vez, quando for primavera em um, no outro será outono. Isso ocorre devido a posição que cada hemisfério ocupa em relação ao Sol naquele período do ano. Ou seja, a quantidade de irradiação solar que cada região recebe.
Podemos ainda destacar que durante o inverno as noites são mais longas, pois o Sol fica mais longe da linha do Equador. Por isso, essa distância que faz as temperaturas diminuírem. Enquanto no verão, os dias são mais longos, devido à proximidade da linha do Equador ao Sol. Logo, as temperaturas ficam mais altas. Entretanto, durante o outono e primavera, os dias e as noites tem a mesma duração.
Para além disso, as estações do ano influenciam diretamente a vida na Terra. Certamente, esse movimento está ligado as atividades de agricultura e pecuária, por exemplo. Para completar, determina o clima e vegetação em cada região do planeta.
Equinócio
Em suma, equinócio é quando os dias e as noites têm a mesma duração. Exatamente no dia 21 de março, os raios do Sol tocam a superfície terrestre de forma perpendicular sobre a linha do Equador. Nessa época, no hemisfério Norte é primavera e no Sul, o equinócio é de outono. Entretanto, no dia 23 de setembro, o equinócio de primavera é no Sul e no Norte é de outono.
Solstício
Primeiramente, os solstícios acontecem nos dias 21 de junho e 21 de dezembro. Os raios solares atingem a Terra, perpendicular sobre o tropico de Câncer, no hemisfério Norte, no dia 21 de junho. É exatamente nesse dia que ocorre o verão nessa região. Assim, o dia fica mais longo, a noite mais curta e a temperatura mais alta. Enquanto isso, ocorro o solstício de inverno, no hemisfério Sul, com noites mais longas, marcando o início das temperaturas mais frias.
Exatamente, no dia 21 de dezembro, os raios solares ficam perpendiculares ao tropico de Capricórnio, no hemisfério Sul. Assim, começa o solstício de verão na região. Basicamente, a parte sul do planeta recebe mais luz solar do que a parte norte, tendo dias mais longos e temperaturas mais quentes. Enquanto, na parte norte do planeta, ocorre o solstício de inverno.
Para além dos movimentos de translação e rotação, o planeta Terra ainda possui mais outros 12 movimentos, que não influenciam diretamente sobre a humanidade.
Outros movimentos da Terra
Precessão ou precessão dos equinócios
Certamente, este é um dos movimentos da Terra que tem uma duração cíclica de 25.770 anos. Basicamente, é um movimento giratório, realizado pela projeção de eixo de rotação terrestre no sentido horário. Com isso, traz de consequência a antecipação dos equinócios e a mudança da posição aparente dos astros celestes no céu.
Nutação
Esse movimento da Terra ocorre a cada 18,6 anos, em função da influência da gravidade da Lua sobre a Terra. Basicamente, é uma pequena variação periódica no eixo rotacional terrestre. Entretanto, não há consequências ou mudanças relevantes.
Deslocamento do periélio
Ocorre em uma repetição cíclica de 21 mil anos. Basicamente é a variação da órbita terrestre ao redor do sol, que acontece ao longo do tempo.
Obliquidade da eclíptica
A variação do eixo de inclinação, entre o plano da orbita da Terra e o plano da linha do equador. Esse movimento possui um ciclo de 42 mil anos e faz com que o ângulo desse eixo varie entre 22º e 24º30′.
Variação da excentricidade da órbita
Esse movimento altera o eixo de translação da Terra, em que ora é mais circular, ora é mais elíptico. Possuindo uma duração cíclica de 92 mil anos. Além disso, há estudos de que esse movimento seja o responsável pelas grandes glaciações da Terra.
Movimento do centro de massa Terra-Lua
Indica a órbita que o centro de massa do sistema Terra-Lua realiza ao redor do sol.
Movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar
É o movimento realizado pela Terra ao redor do centro de massa do sol e todos os planetas que circundam ao seu redor, devido a sua grandeza.
Movimento das marés
É um dos mais interessantes, onde há uma contração e uma descontração cíclicas do planeta por influência da gravidade da Lua
Perturbações planetárias
É a ocorrência de movimentos imprevistos que Terra realiza. Basicamente ocorre pequenas variações em suas órbitas, devido influência dos demais planetas solares, notadamente Vênus e Júpiter.
Movimento helicoidal
Primeiramente, esse movimento ocorre devido aos deslocamentos do Sol. Essencialmente, a Terra realiza um movimento helicoidal em direção ao próprio Sol.
Rotação junto com a galáxia
Semelhante ao movimento helicoidal, esse movimento ocorre em relação à Via Láctea. Basicamente, ele apresenta um giro ao redor de seu centro, com duração de 250 milhões de anos. Assim, a Terra junto com todo o sistema solar, faz parte dessa movimentação.
Translação junto com a galáxia
Movimento que todos os corpos celestes realizam juntos, acompanhando a expansão da galáxia.
Gostou dessa matéria? Venha conhecer essa: Planeta Terra – Camadas, medidas, movimentos e curiosidades
Fontes: BrasilEscola e Uol
Fonte da imagem: Revista Zunai