A mistura das cores é uma forma de obter novas cores, por meio de outras. Por exemplo, ao misturar amarelo com vermelho, você obtém uma cor nova: o laranja.
No entanto, não são todas as cores que podem ser criadas por meio de misturas. As cores primárias, por exemplo, não podem ser criadas.
Além das mistura das cores primárias e das cores resultantes, você pode ainda usar o branco e o preto para obter outras variações de cores. Por exemplo, pode conseguir tons pastéis ao adicionar branco.
Quais são as cores que não são formadas por misturas?
cores que não são formadas por misturas são as cores primárias. Inclusive, é por isso recebem o nome de primárias, pois servem como base para a criação de outras cores. Elas são:
- Amarelo
- Vermelho
- Azul
Ao misturar essas cores e as cores resultantes, você consegue uma infinita variação de cores e tons. Mas o amarelo, o vermelho e o azul não podem ser criados por nenhuma mistura de cores.
Isso significa que, se você deseja começar a pintar um quadro, vai precisar dessas três cores básicas. Você pode comprar outras cores, mas se tiver as primárias, pode fazer suas próprias misturas e criar a cor desejada.
É por isso que entender sobre a mistura de cores é tão importante para artistas, pois é possível criar uma infinidade de cores misturando as três cores primárias e as cores resultantes dessas misturas. Ou seja, misturando as cores primárias e as cores secundárias.
Dependendo da técnica de pintura usada, além das três cores primárias, é bom ter também tinta branca e preta, pois com elas você pode conseguir ainda mais tons. Por exemplo, se misturar o amarelo com um pouquinho de preto, você obtém a cor verde oliva. Por outro lado, ao adicionar branco no amarelo, você consegue um amarelo pastel.
Se você gosta de pintar, vale a pena comprar as cinco cores (vermelho, amarelo, azul, preto e branco) e treinar a mistura de cores. Além disso, vale a pena estudar o círculo cromático, pois existem cores que harmonizam melhor entre si, são as chamadas cores complementares.
Cores formadas a partir de misturas
Cores secundárias
As cores secundárias são as cores resultantes da mistura das cores primárias. Em outras palavras, ao misturar duas cores primárias, você tem como resultado uma cor secundária. As cores secundárias são: laranja, roxo e verde.
Para formar a cor laranja, é preciso misturar vermelho com amarelo. Já o roxo se forma pela mistura de azul e vermelho e o verde é resultado da mistura de amarelo com azul. Portanto, as misturas possíveis são:
- Amarelo + vermelho = laranja
- Vermelho + azul = roxo ou violeta
- Azul + amarelo = verde
Cores terciárias
As cores terciárias são formadas pela mistura das cores secundárias com uma cores primárias. Sendo assim, quando você mistura uma cor primária e uma secundária, você tem como resultado uma cor terciária. As cores terciárias são:
- Vermelho + roxo = vermelho-arroxeado (similar ao vinho)
- Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro
- Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro
- Amarelo + laranja = amarelo-alaranjado (similar ao bege)
- Azul + roxo = azul-arroxeado
- Azul + verde = azul-esverdeado (similar ao verde-água)
Outros exemplos de mistura de cores
Para formar marrom
Para fazer a cor marrom, misture amarelo ou vermelho com preto. Outra opção é misturar o amarelo, vermelho e o azul, o que também resulta no marrom.
Para formar cinza
A cor cinza é formada pela mistura de preto e branco. Para obter um cinza mais escuro, adicione um pouco de tinta branca na tinta preta. Já para conseguir um cinza bem claro, coloque apenas um pouquinho de tinta preta na branca.
Para formar branco
Não é possível formar a cor branca. O branco não é uma cor primária mas não pode ser criada por meio da mistura das outras cores, pois é “a falta de cor”.
Para formar preto
Você pode conseguir a cor preta ao misturar as cores primárias: azul, amarelo e vermelho, em partes iguais. Outra opção é misturar as cores complementares como azul com laranja, vermelho com verde ou ainda amarelo com roxo. Além disso, misturar o azul com o marrom resulta em um preto mais encorpado.
Para formar rosa
Para criar o rosa, junte vermelho e branco. Quanto mais branco você adicionar, mais claro ficará o seu tom de rosa.
Como mudar o tom nas misturas de cores?
Para tornar um tom mais frio, misture um pouco de azul. Se a intenção for deixar o tom mais quente, coloque um pouco de ocre. Já para tornar o tom mais claro, misture um pouco de branco e para tornar o tom mais escuro, adicione um pouco de preto.
Como criar tons pastéis?
Para criar tons pastéis, basta reduzir a intensidade de um tom. Para isso, você deve adicionar branco à cor inicial. Por exemplo, ao adicionar branco na cor azul, você consegue o azul pastel.
Uma dica ao misturar branco em cores escuras para conseguir tons claros: coloque na paleta primeiro a cor clara e depois vá adicionando a cor escura aos poucos.
Por exemplo, para conseguir o azul pastel, coloque a cor branca na paleta e vá adicionando o azul aos poucos até conseguir o tom desejado. Escurecer um tom claro é mais fácil do que clarear um tom escuro. Ou seja, se você colocar branco no azul vai demorar mais para conseguir o azul pastel do que se você colocar azul no branco.
Curiosidades sobre as cores
Se você gosta de curiosidades, vai se divertir com as curiosidades sobre cores:
1- A cor vermelha estimula o apetite. É por isso aparece tanto em restaurantes de fast-food.
2- Existem 111 tons de azul.
3- Algumas pessoas são tetacromatas. Isso significa que elas conseguem enxergar cem milhões de cores diferentes.
4- Existem 50 tons de preto.
5- A cor azul reduz o apetite.
6- A cor preta é capaz de absorver 100% da luz e não reflete nenhum espectro.
7- Por fim, Café com Leite Cósmico é o apelido da cor que resultaria da mistura de todas as cores. Os cientistas disseram que se juntássemos todas as luzes do universo e colocássemos em um só lugar, a cor resultante provavelmente seria bege.
Enfim, gostou do artigo? Então aproveite para aprender também sobre as Temperatura das Cores
Fontes: Umcomo e Viva decora.