Maria Isabel Francisca de Assis Antônia Carlota Joana Josefa Xaviera de Paula Micaela Rafaela Isabel Gonzaga de Bragança e Bourbon foi a terceira filha do rei João VI de Portugal e da infanta Carlota Joaquina da Espanha, além de ser irmã de Dom Pedro I, imperador do Brasil.
Embora tenha realizado ações políticas, Maria Isabel de Bragança ficou conhecida mais por sua herança paterna e por conta do seu parentesco com Dom Pedro I, já que a mesma não teve participação importante na construção do império brasileiro.
Apesar disso, ela teve certa relevância na corte espanhola na época das disputas territoriais entre Espanha e Portugal.
Biografia
Nascida em 19 de maio de 1797, no Palácio de Queluz, em Portugal, e neta da rainha D. Maria I e do rei Pedro III de Portugal, a futura rainha da Espanha viu seu país ser invadido pelo exército do ditador francês Napoleão Bonaparte,
Por conta disso, a jovem teve que fugir com a família real para uma de suas colônias, o Brasil. Na época, ela tinha apenas dez anos de idade.
Posteriormente, aos 19 anos, Maria Isabel de Bragança casou-se com seu tio, Fernando VII. O objetivo do matrimônio era estreitar as relações entre Portugal e Espanha, uma vez que seu futuro esposo havia recuperado a dinastia Bourbón.
Nesse cenário, diante do enfraquecimento de Napoleão e da restruturação das forças ibéricas, ocorreu o casamento em 1816, da mesma forma em que sua irmã, Maria Francisca, casou-se com o também irmão de Fernando, Carlos Isidro.
Mais tarde, tiveram duas filhas que faleceram por complicações no parto. Maria Isabel, para surpresa da corte, tentou amamentar a primogênita, que não resistiu e acabou falecendo um ano depois.
De maneira idêntica, a segunda gravidez também não vingou. Diagnosticada com epilepsia e negligenciada pelos médicos, que foram advertidos da doença pela irmã, a cirurgia para retirada do feto deu origem à uma grave hemorragia que colocou fim na vida da rainha da Espanha.
Boatos dão conta de que ela morreu duas vezes, parando de respirar e voltando a gritar de dor após a cirurgia. Os relatos históricos tratam o episódio como uma tragédia dentro da família real, que perdeu mãe e filha de uma só vez.
Sendo assim, Maria foi sepultada, em 1818, no Mosteiro do Escorial, aos arredores de Madrid.
Afinal, quem foi Maria Isabel de Bragança?
Ligada às artes visuais, Maria Isabel de Bragança foi a idealizadora do Museu do Prado. Todavia, a rainha da Espanha não teve a oportunidade de participar de sua inauguração, que ocorreu um ano após sua morte, em 19 de novembro de 1819.
A nobre se dedicou a participar de grupos de entusiastas de poesia e arte, relatando ter o sonho de criar um acervo com obras espanholas.
Próximo a sua morte, em 26 de dezembro de 1818, 850 quadros já estavam depositados no Museu. Em sua inauguração, apenas 311 obras acabaram sendo expostas, selecionadas pelo marquês e pintor da corte, Vicente López.
Atualmente, o Museu do Prado conta com cerca de 8600 pinturas, mais de 5 mil desenhos, 2 mil gravuras, além de esculturas, moedas, medalhas e outras peças decorativas.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história de um dos membros da família real? Então, saiba mais sobre a vida de Dom João VI e Carlota Joaquina.
Fontes: Aventuras na História, Monarquia Portuguesa, Estorias da Historia
Imagens: Aventuras na História, Histórias de Nuestra História, Eurodicas turismo