Língua Portuguesa

Hiato – O que é, como identificar, conceitos relacionados e exemplos

Hiato é um encontro vocálico no qual duas vogais se encontram em sílabas diferentes. Aprenda a reconhecê-lo e a diferenciá-lo de ditongo e tritongo.

Atualizado em 30/09/2019

O hiato pode ser definido como um encontro vocálico. Isto é, uma sequência de duas vogais em uma mesma palavra. Todavia, diferente dos demais encontros vocálicos, esse diz respeito à união de duas vogais propriamente ditas que pertencem a sílabas diferentes.

Além disso, o hiato também pode ser diferenciado dos outros encontros vocálicos por serem necessários dois esforços de voz para pronunciá-lo.

Vogais e semivogais

Hiato - o que é, como identificar, conceitos relacionados e exemplosPara compreender e identificar palavras com hiato, é preciso ter em mente o conceito de vogal e semivogal. Assim, as vogais são fonemas sonoros produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca. Em nossa língua, elas desempenham o papel de núcleo das sílabas. Isso significa que em toda sílaba há necessariamente uma única vogal (a, e, i, o ou u).

Algumas vezes, no entanto, os fonemas “i” e “u” não são vogais. Quando aparecem apoiados em uma vogal, formando com ela uma só emissão de voz, são chamados de semivogais. Dessa forma, a diferença fundamental entre vogal e semivogal está no fato de que a segunda não desempenha o papel de núcleo silábico.

Hiato - o que é, como identificar, conceitos relacionados e exemplos

Observe, por exemplo, a palavra “papai”. Ela é formada por duas sílabas: pa-pai. Na última sílaba, o fonema que se destaca é o “a”. Sendo assim, este “a” é a vogal. Já o “i” não é tão forte quanto ele, embora seja parte da mesma sílaba. Desse modo, ele é classificado como semivogal.

Logo, é possível notar que as vogais sempre possuem som mais forte em relação às semivogais. Ou seja, se na mesma sílaba houver duas ou três letras que representam semivogais (e, i, o, u), a vogal será sempre a que tiver som de “e” ou “o”. Enquanto isso, as semivogais serão as que tem som de “i” ou “u”.

Como identificar um hiato

Por conseguinte, a presença de uma semivogal implica que a palavra não possui um hiato. Caso haja uma sequência de letras que representam vogais nas quais os sons de “i” e “u” sejam tão fortes como os outros sons, estas letras nunca estarão na mesma sílaba. É justamente essa sequência de vogais, localizadas em sílabas diferentes, que chamamos de hiato.

O que são encontros vocálicos?

Hiato - o que é, como identificar, conceitos relacionados e exemplos

O hiato faz parte do que definimos como encontro vocálico. Trata-se de agrupamentos de vogais e semivogais sem consoantes intermediárias. É importante reconhecê-los para dividir corretamento os vocábulos em sílabas.

Além do hiato, existem mais dois tipos de encontros vocálicos. São eles: ditongo e tritongo.

Ditongo

No caso do primeiro, trata-se de uma vogal e uma semi vogal (ou vice-versa) numa mesma sílaba. O ditongo pode ser:

  • Crescente – quando a semivogal vem antes da vogal. Exemplo: série (i = semivogal, e = vogal);
  • Decrescente – quando a vogal vem antes da semivogal. Exemplo: pai (a = vogal, i = semivogal);
  • Oral – quando, ao pronunciar, o ar sai apenas pela boca. Exemplo: pai, série;
  • Nasal – quando, ao pronunciar, o ar sai pela boca e pelo nariz. Exemplo: mãe.

Tritongo

Já o tritongo é uma sequência formada por uma semivogal, uma vogal e uma semivogal. O encontro ocorre sempre nessa ordem, numa só sílaba, podendo ser oral ou nasal. Exemplos:

  • Paraguai (tritongo oral);
  • Quão (tritongo nasal).

Portanto, diferente dos demais encontros vocálicos, que se processam entre vogais e semivogais, o hiato diz respeito à união de duas vogais propriamente ditas.

Exemplos de palavras com hiato

Hiato - o que é, como identificar, conceitos relacionados e exemplos

Como dito anteriormente, o hiato é formado pela equação VOGAL + VOGAL. Confira alguns exemplos de hiato:

  • saúde – sa-ú-de
  • oceano – o-ce-a-no
  • cooperar – co-o-pe-rar
  • baú – ba-ú
  • coelho – co-e-lho
  • piada – pi-a-da

Assim, por se tratar de um aspecto fonético e fonológico, a identificação do hiato se dá pela observação da pronúncia da palavra. Além disso, é fundamental considerar a classificação das vogais que compõe esse encontro vocálico.

Leia também sobre Substantivos Coletivos – o que são, aplicações, tipos, variações, exemplos

Fonte: Só Português, Significados, Brasil Escola e Juris Way.

Fonte das Imagens: Pixabay, Canal do Ensino, Brasil EscolaUniversia Enem e Educação e Transformação, Hiato