As fontes alternativas de energia são uma opção ao uso das fontes tradicionais de energia: petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral.
Elas são renováveis, pouco poluentes e quase não agridem o meio ambiente. Por isso são chamadas de energia limpa.
Exemplos de fontes alternativas de energia:
- Energia eólica: gerada pelo vento.
- Energia fotovoltaica: gerada pelos raios solares.
- Energia geotérmica: obtida do calor do subterrâneo profundo da Terra.
- Energia maremotriz: gerada pelo movimento das ondas do mar.
- Energia biomassa: obtida de matéria orgânica, por exemplo a cana-de-açúcar.
- Energia nuclear: gerada através do processo de fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido.
- Energia biogás: obtida dos gases da decomposição de resíduos orgânicos.
O valor do uso de fontes alternativas de energia
A grande vantagem de se usar fontes alternativas de energia é que elas são renováveis. O mesmo não acontece, por exemplo, com o petróleo ou o carvão natural.
Também deve ser considerado que apresentam baixo ou nenhum índice de geração de poluição ambiental. É verdade que o custo do investimento é alto, mas a longo prazo ela se paga.
Outra considerável vantagem é que podem ser instaladas em áreas onde é inviável a chegada de fontes tradicionais de energia.
Fontes alternativas de energia no Brasil
O Brasil ainda usa pouco as fontes alternativas de energia. As usinas hidrelétricas são as responsáveis pela geração de quase toda nossa energia elétrica. Essa dependência é perigosa, pois no caso de uma crise hídrica pode acontecer racionamento e aumento de preço.
A produção e distribuição do etanol é uma exceção. Mas o consumo de gasolina e diesel, combustíveis fósseis, ainda é alto. Por outro lado, é crescente a quantidade de fontes alternativas eólica e solar.
É preciso diversificar as fontes de energia alternativa. Isso afasta a dependência das fontes tradicionais e o país não fica dependente de outras nações.
Interessante conhecer um pouco mais das fontes alternativas de energia, não é? Então não deixe de ler sobre como o conhecimento científico interfere na sai vida.
Fonte: Toda Matéria, Sua Pesquisa, Brasil Escola,Mundo da Educação.