Geografia

Antártida – Tudo sobre a Antártida, o continente gelado no Sul da Terra

A Antártida é a região mais gelada e inóspita do planeta, com clima seco como os desertos e de poucos recursos para sobrevivência.

Atualizado em 28/04/2020

A Antártida é um continente localizado na região mais ao Sul da Terra, com área de 14,4 milhões de km². Ali se encontra o Polo Sul, que é local em que o eixo de rotação do planeta cruza a superfície.

Dos continentes, é o segundo menor e só ganha da Austrália. Há uma teoria, inclusive, de que ele se desprendeu de um supercontinente e ao longo das eras foi se resfriando.

Seu território, portanto, se tornou alvo de reivindicações de diversos países. Só que um tratado o tornou Patrimônio da Humanidade. E como toda massa de gelo da Terra, vem sofrendo com o aquecimento global e passando por um processo de derretimento.

Saiba tudo sobre a Antártida: o continente gelado no extremo Sul da Terra

A terminologia correta

Quando se aborda esse tema, a primeira pergunta que surge é: qual o nome certo do continente? Alguns o chamam de Antártida e outros de Antártica, o que sempre causa confusão nos estudos.

A palavra Antártica vem do grego “antarktikos” que quer dizer ao contrário do Ártico. E há os que defendem que Antártida viria de Atlântida, o lendário continente desaparecido.

Fato é que em inglês é chamada de “Antarctica”. No português lusitano, contudo, é “Antárctida”. E, para que não haja mais confusão, convencionou-se empregar Antártida como substantivo e Antártica como adjetivo.

Saiba tudo sobre a Antártida: o continente gelado no extremo Sul da Terra

Características locais

A Antártida é o continente que está mais a Sul do planeta, possuindo uma área aproximada de 14,4 milhões de KM². Em tamanho somente ganha da Austrália, sendo que é a região mais fria da Terra. Por isso que ninguém mora definitivamente ali, havendo somente bases de pesquisas.

No Ártico ainda conseguem morar os esquimós, só que o extremo Sul é bastante inóspito por conta da temperatura. Ainda assim, há ali 65 bases científicas de 30 países.

Tempo houve em que certos países reivindicavam território no local, porém houve um acordo de uso comunitário. Com o Tratado da Antártida firmado em 1959, em Washington, Estados Unidos, o lugar se tornou Patrimônio da Humanidade. Sua exploração é apenas para fins científicos, sob regime de cooperação internacional.

Saiba tudo sobre a Antártida: o continente gelado no extremo Sul da Terra

Fauna e flora da Antártida

Considerando a cobertura de gelo, a flora é bem rala. Ali somente sobrevivem fungos, musgos e líquens, por exemplo.

Já a fauna é bem diversificada, posto que ali vivem muitos animais de grande resistência. O animal que simboliza a Antártida, aliás, é o pinguim, mas diversas outras aves ali são encontradas.

Podemos exemplificar com albatroz, inclusive, a gaivota e a andorinha-do-mar. Entre os animais há baleia, foca, leão e elefante marinhos, golfinho e variedades de peixes.

Um deserto frio e seco

A Antártida é conhecida como deserto polar, posto que é a região mais seca e fria da Terra, sendo assim um extremo. Sua umidade relativa do ar equivale à dos desertos quentes, sendo que ali quase não chove. A pouca chuva que cai geralmente se transforma em neve e por isso há geleiras na paisagem.

Mais da metade da água doce da Terra está congelada na Antártida, cuja altitude varia de 1500 e 4000 metros acima do nível do mar. A noite polar é um inverno rigoroso que se estende de 4 a 6 meses ao ano.

Saiba tudo sobre a Antártida: o continente gelado no extremo Sul da Terra

Só que as alterações do clima na Terra vêm causando danos irreversíveis na região, afetando toda a Terra. É que as geleiras se descongelam em velocidade cada vez maior e imensos icebergs se desprendem e saem à deriva.

Em suma, vale destacar que em 1991 foi assinado um anexo ao Tratado da Antártida, intitulado Protocolo de Madri. Nele constou que a região somente deve ser explorada com a finalidade científica, proibindo-se qualquer ação predatória local.

E se você gostou de ler sobre a Antártida, leia também a respeito do movimento de rotação da Terra e saiba como ele acontece.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Mega Curioso, Mundo Educação, El País, Veja, Exame, Sputnik, Vestibular, Greenpeace, Guia Geográfico, Toda Matéria, Sua Pesquisa, Escola Kids.

Fonte das imagens: Hypescience, Medium, Última Parada, Share América, Pensamento Verde.