Fato social é um conceito sociológico que se apresenta como instrumento social e cultural determinante na maneira de agir, pensar e sentir que o indivíduo experimenta e manifesta durante a existência.
O francês Émile Durkheim, considerado por muitos como pai da Sociologia, foi o responsável pela definição do termo. Para ele, o fato social é o conjunto de regras e tradições que permeiam uma sociedade, obrigando o ser humano a se adaptar às regras de convívio social.
Todavia, um exemplo de fato social é a educação. Ela atua no processo de preparação cultural e social do indivíduo, moldando-o de forma a conseguirem viver em grupos determinados, em uma sociedade ou até em outras formas de convívio.
Características do fato social
A fim de compreender melhor o que é um fato social, Durkheim propôs que os estudiosos os enxergassem como coisas. Nesse sentido, definiu três características primordiais para a formação do conceito:
Coerção – está relacionada à maneira com que os padrões culturais são impostos por uma sociedade a seus integrantes. Nesse sentido, vale dizer que os fatos sociais exercem coerção sobre os indivíduos, pressionando-os e até punindo através de leis.
Generalidade – os fatos sociais são gerais, ou seja, atingem a coletividade. Nesse sentido, é errado afirmar a individualidade de cada fato social ou apontar condições sociais ou de gênero para a aplicação dos fatos, sendo que eles atingem a todos.
Exterioridade – os fatos sociais independem da existência dos indivíduos, de modo que são exteriores, ou seja: existem antes do nosso nascimento. A religião e seus princípios são um exemplo desta característica.
Fato social normal e patológico
Dentro da classificação definida, os fatos sociais podem ser normais ou patológicos. Geralmente, os normais são comuns a todos os indivíduos, apresentando poucas variações entre uns e outros.
Nesse sentido, ocorrem a partir da evolução da sociedade, de um padrão comum da vida que busca aprimorar o homem, mantendo sua coesão e a vida em sociedade. É, portanto, um fato que preza pela ordem institucional e que mantém os laços entre os indivíduos.
Por outro lado, o fato social patológico é caracterizado como um acontecimento excepcional, que se desenvolve fora da norma imposta. Geralmente atinge uma minoria em um determinado tempo, sendo perigoso em dimensões maiores.
Exemplos de fatos sociais
Um fato social pode ser exemplificado em simples atitudes e rotinas cotidianas. Por exemplo: a educação é um fato social na maneira em que está presente na vida do indivíduo desde o seu nascimento. As interações escolares, entretanto, acabam por moldar os indivíduos de acordo com as expectativas e costumes de um grupo.
Como um fato social atinge toda a sociedade, vale frisar como exemplo a violência. Quando ela se vê refém da criminalidade e da violência, o efeito resultante é considerado como um fato social patológico, pois foge do normal experimentado em outro momento por um mesmo grupo.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: Consciência de classe, o que é? Definição, classe social e luta de classes.
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Quero Bolsa, Âmbito Jurídico, Info Escola
Imagens: Blog Credilikeme, Nova Escola, Comunidade Cultura e Arte, Click RBS