Astronomia

Estrela anã, o que é? Definição, descoberta e variações

A Estrelas anãs são resultantes de um processo térmico que ocorre no universo. Delas são derivadas vários tipos de proto estrelas com diversas cores.

Atualizado em 15/06/2020

Uma estrela anã é caracterizada pelo conjunto de várias estrelas, com diferentes cores e que, normalmente, são “pequenas”. Apesar do tamanho, são bastante densas. O astrônomo Subrahmanyan Chandrasekhar foi o descobridor dessas matérias, que pesam aproximadamente 109 kg/m3.

Em algumas de suas variações a porcentagem, dentre todos os tipos de estrelas, é bem grande. Esse valor, portanto, equivale a 75% das 250 bilhões de estrelas existentes. Além disso, sua composição consiste, basicamente, do interior das nuvens de gás e poeiras.

Definição da Estrela anã

Segundo Chandrasekhar, as estrelas anãs são pequenas estruturas brilhantes que tem, a princípio, como composição o carbono e o oxigênio. Elas são derivadas de resíduos resultantes da pressão exercida sobre os eletrões, ou elétrons. Essa formação só é possível para massas inferiores a 1,4.

O choque térmico é, sobretudo, o causador dessa pressão. As “sobreviventes” desse processo são os vários tipos de estrelas anãs, com variadas cores.

Tipos de estrela anã

Primeiramente, dentre os tipos de estrela anã temos: anã castanha, ou marrom, anã vermelha, anã negra, anã amarela e anã branca. Veja cada uma delas!

Anã castanha ou marrom

Estrela anã - o que é, descoberta e distância
Zap aeiou

As estrelas anãs castanhas ou marrons são consideradas “estrelas fracassadas”. Sua massa é equivalente a 0,08 a massa do sol e seu brilho não é tão ofuscante, ou seja, não possuí tanta produção de calor. Devido às suas características, esse astros castanhos não conseguem se sustentar acesa.

Estrela anã vermelha

Estrela anã - o que é, descoberta e distância
Revista Galileu

As anãs vermelhas são, certamente, as mais comuns na Via Láctea, portanto, carrega uma massa de 7,5% a 50% em relação ao sol. Além disso, suas pequenas massas se autossustentam o suficiente para manterem o calor necessário para realizar fusão.

Anã negra

Estrela anã - o que é, descoberta e distância
Mega Curioso

O mais interessante da Estrela anã negra é que ela é o resultado do enfraquecimento da emissão de calor da anão branca. Ou seja, enquanto não houver o fim de umas dessas estrelas brilhantes, não haveremos de ter uma dessas proto estrelas negras.

Estrela anã amarela

Estrela anã - o que é, descoberta e distância

Essas são quase brancas e possuem 10% de presença no espaço. Com aproximadamente 6 000° C, ela é uma estrela anã média fácil de se ver. Um bom exemplo dessa estrela é o sol e quando ela chega ao seu fim, ou seja, perde todo o seu hidrogênio, ela se torna uma anã vermelha.

Anã branca

Estrela anã - o que é, descoberta e distância
Wikipedia

Por fim, essas estrelas são similares ao sol e podem chegar a temperatura de 10,000 K. O seu interior costuma ser bastante denso e isso, ao contrário do óbvio, faz com que ela se torne pequena. Quanto menor a massa, menor será o raio, podendo, portanto, chegar a zero.

Para mais curiosidades do Universo Descubra o que acontece quando suas estrelas se tocam

Fontes: Astroono, Site Astronomia, IFG, Uma, Info Escola, Infopedia, Astronoo

Fontes de imagens: Zap aeiou, O GloboGaloáWikipediaRevista Galileu, Mega Curioso