Primeiramente, as enzimas possuem papel importante no organismo. Isso porque, são elas as responsáveis pelo funcionamento do metabolismo. Ou seja, o aceleramento da velocidade das reações químicas contribui para que o metabolismo funcione de foma regular.
Acima de tudo, o processo de participação das enzinas pode ocorrer em diferentes reações químicas. Por conta disso, a composição das enzimas não se altera. Além disso, não são consumidas durante o processo. Dessa forma, quase todo o metabolismo utiliza das ações desenvolvidas por elas.
Além disso, a atividade que as enzimas desenvolvem é denominada de catalização. Ou seja, são substâncias que alteram a velocidade de uma reação. Nesse sentido, é possível observar o trabalho das enzinas no sistema digestivo, por exemplo.
Como as enzimas trabalham?
O corpo funciona por meio de uma série de reações químicas. Nesse sentido, cada reação química sofre catalização por meio de enzimas. Assim, cada uma delas realizará a mesma reação dependendo do tipo de função no organismo, atuando em determinado composto.
Nesse sentido, o composto catalizado pela enzima é chamado de substrato e as enzimas são proteicas. Dessa forma, para que o processo de catalização ocorra, uma enzima deve se ligar a uma molécula de substrato. Com isso, a ligação entre enzima e substrato acontece numa área chamada de sítio de ligação.
Em síntese, uma enzima encontrará um subtrato de maneira que o encaixe seja perfeito. Por conta disso, a ligação recebe o nome de Teoria da Chave-Fechadura, devido a ligação ser semelhante a uma chave na fechadura.
Em seguida, a catalização ocorre. Porém, existem fatores que podem alterar a atividade que uma enzima desenvolve. Dentre eles estão a temperatura, o pH, o tempo e a concentração da enzima e do substrato.
Como se classificam?
Elas são classificadas levando em consideração a reação química canalizada. Nesse sentido, são dividas em seis grupos com características específicas de acordo com a catalização.
Dessa forma, temos:
- Oxido-redutases: são representadas pelas reações de oxidação-redução ou transferência de elétrons. Assim, os exemplos mais comuns são Desidrogenases e Oxidases.
- Transferases: responsáveis pela transferência de grupos funcionais como amina, fosfato, acil e carboxi. Exemplo: Quinases e Transaminases.
- Hidrolases: funcionam por meio de reações de hidrólise de ligação covalente. Asim, Peptidases é um exemplo.
- Liases: são responsáveis pelas reações de quebra de ligações covalentes, além da remoção de moléculas de água, amônia e gás carbônico. Logo, Dehidratases e Descarboxilases são alguns exemplos.
- Isomerases: reações de interconversão entre isômeros óticos ou geométricos. Exemplo: Epimerases.
- Ligases: reações de formação de novas moléculas a partir da ligação entre duas pré-existentes. Exemplo: Sintetases.
Principais tipos de enzimas
As enzinas são substâncias formadas por uma porção proteica caracterizada pela presença de aminoácidos. Além disso, uma parte não-proteica também faz parte dela, sendo denominada co-fator. Com isso, a parte proteica da enzina recebe o nome de apoenzima.
Assim, as enzimas são responsáveis por realizar reações químicas em várias partes do organismo. Dependendo da reação, a função de uma enzima pode mudar. Logo, confira alguns tipos de enzimas e qual o papel delas no organismo:
- Catalase: responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio;
- DNA polimerase ou Transcriptase Reversa: catalisa a duplicação do DNA;
- Lactase: responsável por facilitar a hidrólise da lactose;
- Lipase: cumpre papel de facilitar a digestão de lipídios;
- Protease: responsáveis pelas reações nas proteínas;
- Urease: facilita a degradação da ureia;
- Ptialina ou Amilase: responsável por degradar o amido na boca, transformando-o em maltose (molécula de menor tamanho);
- Pepsina ou Protease: atua sobre proteínas, degradando-as em moléculas menores;
- Tripsina: responsável por cuidar das proteínas que não passaram pelo processo de digestão.
Você sabia?
- Sem as enzimas, muitas das reações químicas do organismo não seriam possíveis;
- As enzimas são essenciais para a vida;
- Grande parte das enzimas estão localizadas no sistema digestivo.
O que achou da matéria? Se gostou, já corre pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, como se classifica o Reino Monera e o que são Briófitas.
Fontes: Info Escola, Só Biologia e Toda Matéria
Fonte imagem destaque: YouTube