Se vamos falar de energia durante o movimento de alguém ou algum objeto, com toda certeza logo descobrimo que se trata da Energia Cinética. Relacionada diretamente com o movimento dos corpos, essa energia está intrinsecamente ligado ao valor da massa do objeto e a sua velocidade de movimento.
Logo observamos, o resultado da Energia Cinética nas nossas práticas diárias, Inclusive, quando não calculamos em sua fórmula ou equação universal:
- m = massa
- v = velocidade
- Ec = Energia Cinética
A partir desta equação, observamos que se duplicarmos a massa de um corpo, e sua velocidade se mantém constante, logo a sua energia também será duplicada.
Da mesma forma, pelo fato da velocidade estar elevada ao quadrado, se seu valor se duplicar e a sua massa for constante, a E.C. será quadruplicada.
Teorema da Energia Cinética
Na prática imagine dois objetos na mesma velocidade, pode ser dois carros. Acontece que as massas de ambos são diferentes. Então, o que faz com que eles andem na mesma velocidade?
Por certo, denominamos aqui o veículo de massa mais pesada, aquele que terá maior E.C. Desta maneira, para que o objeto ganhe um movimento inicial é preciso impulsioná lo. Na física uma ação de ‘Trabalho’.
Desta maneira, a E.C. é a energia associada à velocidade de um corpo. De acordo com o Teorema da Energia Cinética esse trabalho tem sua força resultante medida pela variação da E.C.
Logo, se existe velocidade, certamente há Energia Cinética.
Você sabia que o vento também pode se tornar Energia Cinética? Descubra aqui.
Energia Cinética e sua relação com Trabalho
Para entender melhor, o ‘Trabalho’ é a energia gasta na execução de determinada atividade. Sendo assim é definido como o produto da força aplicada sobre um objeto e o deslocamento sofrido por este objeto.
Sempre haverá aumento de velocidade e consequente aumento de E. C. quando uma força for aplicada, em favor de um movimento. Ex. quando se empurra uma caixa.
Voltando ao Teorema da E. C. o trabalho realizado sobre um objeto é justamente igual à variação da Energia Cinética sofrida por esse objeto.
Para objetos que estão em repouso, a E. C. é nula. Nesse caso a velocidade de tais corpos é zero.
O que é Joules e sua relação com a Energia Cinética?
O Sistema Internacional de Unidades (SI) define que a E.C. é medida pela unidade Joules (J). O nome é uma referência ao cientista inglês James Prescott Joule. Semelhantemente a unidade de medida, Joule estudou a natureza do calor, e descobriu relações com o trabalho mecânico.
O físico britânico, portanto direcionou para a teoria da conservação da energia. Posteriormente a sua morte, a unidade foi chamada e reconhecida por seu nome.
Sendo assim, a física passou a considerar a Energia Cinética parte do conceito de Energia Mecânica, juntamente com a Potencial Gravitacional e a Potencial Elástica.
Você pode conhecer mais sobre o efeito Joule.
Fontes: Significados, Toda Matéria, Brasil Escola.
Fontes de Imagens: Blog do Enem, Vivendo Orlando.