Física & Química

Descubra quem ganhou o Nobel de Química em 2015

Veja quem foram os três ganhadores do Prêmio Nobel de 2015, do que tratam suas pesquisas e curiosidades sobre a premiação

Atualizado em 08/10/2015

A Academia das Ciências Sueca divulgou nesta quarta-feira o prêmio Nobel de Química 2015. O anúncio oficial foi dado de Estocolmo e foram três cientistas, entre eles Thomas Lindahl – pesquisador do Instituto Francis Crick e do Laboratório Clare Hell (Reino Unido), Paul Modrich, pesquisador do Instituto Médico Howard Hughes e da Faculdade de Medicina da Universidade Duke (Estados Unidos), e, por fim a Aziz Sancar, pesquisador na Carolina do Norte (Estados Unidos), pelo estudo dos mecanismos de reparação do ADN.

Os três pesquisadores foram premiados pela descoberta de três mecanismos que permitem a reparação do ADN nas células. O estudo não foi o primeiro, uma vez que os primeiros mecanismos descobertos são da década de 1970 e tampouco se trata de uma pesquisa encerrada, pois sobre tais mecanismos ainda existe muita investigação a ser conduzida.

Os mecanismos pesquisados são comuns a vários tipos de células, incluindo a bactérias. Por isso é difícil combater células com tumor e bactérias danificando o material genético, porque estes “agressores” também possuem forma de corrigir esses problemas. Quando se conhece mais os mecanismos de funcionamento dessas células, novas possibilidades e portas se abrem para terapias alternativas.

nbel2015
O anúncio oficial aconteceu de Estocolmo, como de costume.

Algumas curiosidades sobre o prêmio Nobel de Química:

Entre os anos de 1901 a 2014 foram premiados 106 Prêmios Nobel;

Até agora apenas quatro mulheres ganharam o prêmio;

Frederick Sanger foi o único a receber o prêmio duas vezes, em 1958 e 1980;

O mais jovem ganhador tinha 35 anos – Frédéric Joliot, em 1935;

O mais velho ganhador tinha 85 anos – John Fenn, em 2002;

A média de idades dos ganhadores é 58 anos.

adn080803
Mecanismo de reparo do DNA. Zentillia / Shutterstock

Os mais populares prêmios Nobel de Química:

Ernest Rutherford
Marie Curie – que também foi prêmio Nobel da Física
Linus Pauling
Mario J. Molina
Eric Betzig
Irène Joliot-Curie
Stefan W. Hell
Dorothy Crowfoot Hodgkin
William E. Moerner
Fritz Haber