A conversão de unidades se dá porque as medidas não são padronizadas. Há lugares no mundo, portanto, que usam uma outra forma para medir algo que, em qualquer outro local, seria de um jeito diferente. Por exemplo, aqui no Brasil medimos a distância em quilômetro, no EUA, no entanto, a medida é dada por milhas.
É por isso que temos que estabelecer um método de conversão de unidades, para compreender do que se trata a informação. É, portanto, como se fosse uma tradução feita pela Sistema Internacional de Unidades.
Sistema Internacional de Unidades
Entre as unidades existentes as que mais usamos são as relacionadas as kilos, distância e tempo e temperatura, nelas compreendem os segundos, a massa, o metro e os Celsius. Outra formas mais científicas e que não temos muito contato no dia a dia são a molaridade (mol), ou quantidade de matéria, e a intensidade luminosa (cd).
Esses exemplos, sobretudo, não são todas as unidades, porque elas podem ser usadas em várias áreas do conhecimento como a física, a química, a matemática, na biologia.
O que é conversão de unidades?
Tendo como base o que é a unidade de medida, sua conversão é transferir uma escala de unidade para que outra sem que haja nenhuma perda.
Como fazer a conversão de unidades
Vamos aprender agora como realizar essas conversões a partir das unidades de comprimento, área, volume, massa, temperatura e velocidade. Todas os destaques de agora podem ser útil no nosso dia a dia, pois estão mais próximas das nossas ações diárias do que imaginamos.
Conversão de comprimento
Ao se tratar de comprimento temos, a princípio, o metro, representado pela sigla “m”. Qualquer outra unidade existente é derivada dessa medida. Essas derivações são, sobretudo: quilômetros (km), hectômetros (hm), decâmetro (dam), metro (m), decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).
A ordem dada acima é segue a seguinte lógica. De km para milímetro é só realizar a multiplicação por 10. Exemplo, 1m = 10 dm, ou seja, 1×10. O contrário faria a conversão decrescente, ou seja, 1m = 0,1, isso se dá através da divisão, portanto, 1/10 = 0,1.
Conversão de área
No caso da área, sobretudo, multiplicamos os valores por 100 que equivale a 10². As unidades para área são: km², hm², dam², m², dm², cm², mm², sentido crescente. Para passar do maior para o menor basta realizar a multiplicação. Por exemplo, 1 m² = 100 dm², ou seja, 1 x 100.
Conversão de unidades de volume
O volume por sua vez é dado em cubo, portanto sua unidades seguem da seguinte forma: km³ , hm³ , dam³ , m³, dm³, cm³ , mm³. A divisão e a multiplicação ainda é a fórmula usada para essa conversão. Ao contrário da anterior, o valor usado para m³ é 1000.
Primeiramente, ao transformarmos 1 km³ para hm³ basta fazer a sua multiplicação por 100, portanto, 1 x 1000. O contrário da linha que seria, por exemplo, mm³ para dm³ o cálculo se daria pela divisão, (1 / 1000 / 1000).
Conversão de unidades de massa
Aqui no Brasil essa unidade de medida é bastante usada em quilogramas. Você já deve ter visto ao ir no açougue, ou quando subiu em uma balança para saber o próprio peso. Além da quilograma temos: hectograma (hg), decagrama (dag), grama (g), decigrama (dg), centigrama (cg) e miligrama (mg).
No entanto, sua conversão se dá pela divisão, ou multiplicação por 10. Assim, sobretudo, teremos 1kg para gramas a multiplicação de 1 x 10 x 10 x 10 que é igual a 1000 gr. O contrário, na ordem crescente, é só dividir por 10.
Conversão de unidades de temperatura
A temperatura por sua vez pode ser medida em três unidades: Celsius, Kelvin e Fahrenheit. A conversão percorre entre as 3 formas diferentes. Em contrapartida, essa requer fórmulas específicas de conversão. Vejamos:
De Celsius para Kelvin usamos TK = TC + 273,sen Tk a temperatura em Kelvin, TC a temperatura em Celsiu mais 273, valor específico da fórmula. Segue o caso de 35ºC, TK = 35 + 273 que equivale a TK= 308º Kelvin.
A fórmula padrão para a conversão em Fahrenheit é um pouco mais complicada, TC/5 = (TF – 32)/9. TF é a medida em Fahrenheit. Um exemplo para visualizar a questão é 36ºC. Vejamos no cálculo:
TC/5 = (TF – 32)/9
36/5 = (TF-32)/9
36 x 9 = 5(TF – 32)
324 = 5TF – 160
5TF = 484
TF = 96,8
Conversão de unidades de velocidade
Por fim, a velocidade compreende a mais fácil dos modos de conversão. É só seguir a regra da imagem abaixo multiplicando, ou dividindo o valor por 3,6 e ter o resultado em m/s, ou km/h.
Ex: 10 m/s = 36 km/h (10 x 3,6 )
54 km/h = 15 m/s (54/3,6)
Gostou desta matéria? Portanto irá gostar de saber mais um pouco sobre Densidade – O que é, como é formada, forma de calcular e medidas
Fontes: Cola da web, Matemática Básica, Stoodi
Fontes imagens: YouTube
Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂