Língua Portuguesa

Conserto ou concerto? Significados, diferenças de uso e exemplos

"Conserto" possui a mesma pronúncia de "concerto". Mas, está relacionada ao ato de consertar, reformar, remendar algo. Entenda as diferenças.

Atualizado em 23/10/2019

Dentro da língua portuguesa, muitas palavras são homófonas. Ou seja, possuem sons/pronúncias iguais. No entanto, apresentam grafias e significados diferentes. Como é o caso de “conserto” e “concerto”. Ambas as formas existem e  estão corretas, mas seu emprego é que muda tudo.

Oralmente não faz muita diferença, pois a pronúncia é a mesma. Mas é preciso atentar para a escrita. O que torna tudo mais difícil. Às vezes se emprega com a letra S e em outras situações com a letra C. Desse modo, afirmamos que o contexto da frase inserida é que decide.

Além disso, é a história e origem das palavras que definem seus sentidos. Os dois termos são substantivos, contudo o primeiro vem do latim conserere, que significa juntar, ligar ou reunir. Já o segundo existe a partir do latim concertatum, originalmente traduzido como competir. Cada expressão tem uma intenção específica.

Diferença entre conserto e concerto

O termo conserto é utilizado no sentido de reparar ou remendar algo que está quebrado/danificado. Também pode ser solucionar ou corrigir uma situação. Sendo assim, refere-se ao ato de consertar.

Exemplos:

  • Tivemos que levar a televisão para o conserto.
  • O conserto de uma relação está na conversa.

Tendo isso em vista, ainda vale lembrar que a palavra conserto também pode ser o verbo consertar conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo:

  • Eu conserto celulares quebrados.
Conserto - uso, significado e homofonia com concerto
Fonte: Smarttec.

O contexto e o sentido da frase mudam completamente quando trocamos a consoante S por C. Desse modo, quando falamos de concerto, estamos nos referindo a um show ou uma sessão musical, como a apresentação de uma orquestra.

Exemplo:

  • Os ingressos para o concerto de amanhã acabaram.
Conserto - uso, significado e homofonia com concerto
Fonte: Campinas Café.

Além disso, ainda possui um significado menos conhecido. Como verbo, ele pode ser usado para falar de um trato/acordo feito com alguém.

  • Eles concertaram em fechar o negócio.
Conserto - uso, significado e homofonia com concerto
Fonte: Bortolotto Advogados Associados.

Interessante, não é mesmo? Muitas outras expressões homófonas. Elas soam da mesma forma, mas tem usos diferentes como Afim ou a fim? – Significados, diferenças e quando usar.

Fontes: Significados e Brasil Escola.

Imagem de destaque: Youtube.