O que você vai acompanhar neste texto da Conhecimento Científico é inédito: Um bombeiro que sofreu um gravíssimo acidente, queimando quase que completamente seu rosto num incêndio de 2011, topou fazer um experimento científico: o maior transplante de rosto até então realizado.
O centro médico responsável pelo implante de rosto inovador é o NYU Langone Medical Center. Foram envolvidas nesse processo uma grande equipe, juntos somam 100 profissionais, entre eles: enfermeiros, médicos, técnicos e pessoal de apoio.
A equipe que realizou o implante de rosto foi dirigida por Eduardo D. Rodriguez, professor de cirurgia plástica reconstrutiva, e segundo informações da equipe, além do rosto, a cirurgia envolveu ainda parte do pescoço do paciente, que se chama Patrick Hardison e possui 41 anos de idade.
Quanto tempo durou o maior transplante de rosto da história?
26 horas! Isso mesmo. A cirurgia teve início por volta de 14 de agosto e terminou 26 horas depois, na manhã do dia 15. Além dessa cirurgia tida como “definitiva”, Patrick já investiu em seu rosto outras 70 cirurgias, tanto em Mississippi quando em outros centros médicos pelo mundo. Apesar disso, o bombeiro se queixa de dificuldades em voltar a sua rotina.
O que danificou, de forma tão grave, o rosto de Patrick?
Patrick trabalha como bombeiro. E em 2001, enquanto estava em atividade, precisou atender um chamado em uma casa que estava completamente em chamas. Ao entrar nas construções, o teto da residência simplesmente desabou sobre seu corpo. Patrick teve sérios dados no rosto, perdendo pálpebras, orelhas, lábios, quase todo nariz e cabelo, sem contar nas sobrancelhas.
Confira a evolução nas cirurgias de rosto do bombeiro Patrick:
Agora conheça o rosto do doador:
Fonte: NYU Langone Medical Center / Reuters
Crédito imagens: Reuters / Divulgação