Conheça Patrick Hardison, o homem que recebeu maior transplante de rosto da história

Centro cir√ļrgico americano realiza maior transplante de rosto da hist√≥ria. Conhe√ßa o m√©dico respons√°vel, o doador e o receptor desse caso inovador

O que você vai acompanhar neste texto da Conhecimento Científico é inédito: Um bombeiro que sofreu um gravíssimo acidente, queimando quase que completamente seu rosto num incêndio de 2011, topou fazer um experimento científico: o maior transplante de rosto até então realizado.

O centro médico responsável pelo implante de rosto inovador é o NYU Langone Medical Center. Foram envolvidas nesse processo uma grande equipe, juntos somam 100 profissionais, entre eles: enfermeiros, médicos, técnicos e pessoal de apoio.

A equipe que realizou o implante de rosto foi dirigida por Eduardo D. Rodriguez, professor de cirurgia pl√°stica reconstrutiva, e segundo informa√ß√Ķes da equipe, al√©m do rosto, a cirurgia envolveu ainda parte do pesco√ßo do paciente, que se chama¬†Patrick Hardison e possui 41 anos de idade.

Quanto tempo durou o maior transplante de rosto da história?

FACE-TRANSPLANT-NEWYORK_
Eduardo D. Rodriguez- Coordenador da equipe que realizou o transplante. Foto: Divulgação

26 horas! Isso mesmo. A cirurgia teve in√≠cio por volta de 14 de agosto e terminou 26 horas depois, na manh√£ do dia 15. Al√©m dessa cirurgia tida como “definitiva”, Patrick j√° investiu em seu rosto outras 70 cirurgias, tanto em Mississippi quando em outros centros m√©dicos pelo mundo. Apesar disso, o bombeiro se queixa de dificuldades em voltar a sua rotina.

O que danificou, de forma tão grave, o rosto de Patrick?

Patrick trabalha como bombeiro. E em 2001, enquanto estava em atividade, precisou atender um chamado em uma casa que estava completamente em chamas. Ao entrar nas constru√ß√Ķes, o teto da resid√™ncia simplesmente desabou sobre seu corpo. Patrick teve s√©rios dados no rosto, perdendo¬†p√°lpebras, orelhas, l√°bios, quase todo¬†nariz e cabelo, sem contar nas sobrancelhas.

Confira a evolução nas cirurgias de rosto do bombeiro Patrick:

201511162044578300_RTS

Agora conheça o rosto do doador:

US-HEALTH-TRANSPLANT
David Rodebaugh é o nome do homem que doou o rosto para Patrick. Crédito foto: AFP

Fonte: NYU Langone Medical Center / Reuters
Crédito imagens: Reuters / Divulgação

Escolhidas para você

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.