A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma aliança militar com base no Tratado do Atlântico Norte. É também conhecida como Aliança Atlântica e sua sigla em inglês é NATO, ou seja: North Atlantic Treaty Organization.
A OTAN se originou na assinatura de um documento em 4 de abril de 1949, com o fim de proteger seus membros de ataques. Foi firmada pelas principais potências ocidentais e capitalistas, numa clara oposição à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Com o fim da Guerra Fria, entretanto, a Rússia passou a integrá-la e seu objetivo agora é o terrorismo e outros temas atuais.
Contexto Histórico
Com o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo se viu dividido em dois blocos opostos e perigosos. De um alado estavam os Estados Unidos com seus países aliados e de economia capitalista. Do outro havia os países de economia socialista e protegidos pela União Soviética.
Era a Guerra Fria, conflito não belicoso mas que apavorava o mundo, posto que liderado por países que tinham armas nucleares. Cada um dos dois blocos procurava se expandir como podia e conquistar o maior número de adeptos.
É nesse contexto que nasce a OTAN, aliança militar internacional que prometia proteção aos signatários da adesão. Se qualquer de seus membros sofresse um ataque externo, esse seria considerado uma agressão contra todos. Isso ficou expressamente disposto no artigo 5º do Tratado do Atlântico Norte.
Os objetivos da OTAN
Desde que foi criada, a OTAN claramente visava paralisar a expansão do socialismo no mundo. Isso ficou evidente, posto que todos os seus membros eram capitalistas, o que desagradou a União Soviética.
Para que os objetivos fossem alcançados, a OTAN prometia assistência militar conjunta, manutenção da soberania dos membros. Mas sua demonstração de poder estava na criação das Forças Armadas do Atlântico Norte, que era a soma de vários exércitos.
A sede da OTAN é na Cidade de Bruxelas, capital da Bélgica, onde está o Comitê Militar e os escritórios dos países-membros. Ali se reúnem frequentemente os presidentes dos integrantes e seus ministros militares para discutir questões do bloco.
A OTAN e o Pacto de Varsóvia
Em clara intenção de se opor à OTAN, os países socialistas criaram um outro organismo militar. Era o chamado Pacto de Varsóvia ou Tratado de Varsóvia, aliança militar consolidada em 14 de maio de 1955.
Compunham-no os países socialistas do Leste Europeu, bem como a União Soviética, que era o Bloco do Leste. Também prometia ajuda mútua em caso de invasão militar e permitia a presença de militares soviéticos em todo o território.
Embora tenha nascido no contexto da Guerra Fria, o Pacto de Varsóvia só serviu mesmo para conter revoltas internas. Grande era a instabilidade política nos países-membros, constantemente sacudidos por manifestações populares, a exemplo da Primavera de Praga.
A atuação da OTAN na atualidade
A União Soviética entrou em colapso em 1991, sendo com isso dissolvido o Pacto de Varsóvia. Dessa forma a OTAN perdeu sua principal finalidade de existência, posto que não existiam mais socialistas para combater.
Ainda no ano de 1991, foi firmado o New Strategic Concept (Novo Conceito Estratégico), que mudou o foco do organismo. A OTAN hoje visa resguardar seus membros contra pirataria profissional, as guerras civis, ataques cibernéticos e, principalmente, seu maior inimigo: o terrorismo.
Posteriormente, alguns países que formavam o Pacto de Varsóvia migraram para a OTAN. que hoje é a maior aliança militar da Terra.
Países que integram a OTAN:
- ALBÂNIA (2009)
- BÉLGICA (1949)
- BULGÁRIA (2004)
- CANADÁ (1949)
- CROÁCIA (2009)
- REPÚBLICA CHECA (1999)
- DINAMARCA (1949)
- ESTÓNIA (2004)
- FRANÇA (1949)
- ALEMANHA (1955)
- GRÉCIA (1952)
- HUNGRIA (1999)
- ISLÂNDIA (1949)
- ITÁLIA (1949)
- LETÓNIA (2004)
- LITUÂNIA (2004)
- LUXEMBURGO (1949)
- MONTENEGRO (2017)
- HOLANDA (1949)
- NORUEGA (1949)
- POLÓNIA (1999)
- PORTUGAL (1949)
- ROMÉNIA (2004)
- ESLOVÁQUIA (2004)
- ESLOVÉNIA (2004)
- ESPANHA (1982)
- TURQUIA (1952)
- REINO UNIDO (1949)
- ESTADOS UNIDOS (1949)
Curioso saber mais sobre a poderosa OTAN? Pois então leia também sobre a verdadeira história por trás do Muro de Berlim.
Fonte: Wikipédia, Info Escola, Mundo Educação, Toda Matéria, Sua Pesquisa, Brasil Escola, NATO, Toda Política, Escola Britânica, Cola da Web.
Fonte das imagens: Portugal Digital, Plus História, K2 TV, Forte.