Você já viu a solução para enchentes?

Você já viu o funcionamento do concreto super-poroso? Ele pode ser a solução para enchentes

Lembra daquela cena clássica depois de períodos de chuva bruta: muitas famílias sendo desalojadas em decorrência de enchentes, principalmente aquelas das grandes cidades. Mas, uma novidade no campo da infra estrutura urbana pode mudar os rumos desse problema: já conhece o concreto super-poroso? Sabia que ele pode ser a solução para as enchentes?

A empresa de material de constru√ß√£o Tarmac¬†conseguiu desenvolver um novo tipo de concreto que √© capaz de absorver at√© 4.000 litros (1057 gal√Ķes) de √°gua em um minuto. Em m√©dia, um metro quadrado desta nova superf√≠cie – denominada Tarmac Topmix Permeable– pode drenar 600 litros (159 gal√Ķes) em um minuto.

Este avan√ßo em concreto perme√°vel √© um enorme passo em frente na forma como lidamos com as inunda√ß√Ķes e enchentes. De acordo com a Tarmac, dois ter√ßos das casas danificadas em 2007 por inunda√ß√Ķes no Reino Unido, foram resultado do percurso¬†da √°gua por¬†pavimentos e sistemas de drenagem inadequados. As recentes inunda√ß√Ķes na Carolina do Sul alertam ainda mais o mundo sobre a¬†necessidade de avan√ßar esse tipo de tecnologia.

i327370
Concreto super-poroso pode ser a solução para as enchentes que matam muitas pessoas, em várias cidades, todos os anos.

Pra onde vai a √°gua sugada?

A √°gua que foi drenada se junta em um reservat√≥rio subterr√Ęneo. Dessa maneira,¬†a √°gua que desaparece rapidamente da superf√≠cie pode ser tratada e voltar a alimentar o sistema de irriga√ß√£o cidade.

“O concreto de alta tecnologia funciona por ter uma camada superficial perme√°vel, essa camada¬†permite que a √°gua seja drenada atrav√©s de uma matriz de grandes seixos e, em seguida, a √°gua √© sugada¬†para uma base solta nos escombros”. ¬†Informou¬†Tarmac

Essa solu√ß√£o para enchentes tem limita√ß√Ķes?

Se esse concreto especial for instalado em alguma cidade com temperaturas muito baixas, a √°gua pode congelar¬†–¬†o que significaria o fracasso de todo o sistema. Sabendo disso, o¬†pr√≥ximo desafio da empresa √© desenvolver uma vers√£o do concreto poroso que possa se adaptar a climas frios. No Brasil, salvo rar√≠ssimas exce√ß√Ķes, seria uma boa solu√ß√£o. J√° pensou¬†uma cal√ßada que absorva √°gua¬†sem levar junto sapatos, carros, pr√©dios? Pode ser a solu√ß√£o de parte significativa dos problemas urbanos de grandes cidades em dias chuvosos.

Ficou com vontade de assistir como isso funciona na pr√°tica?

Escolhidas para você

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado.